[weglot_switcher]
1169920
Em Foco

Portugal obrigado a cortar 2,8 mil milhões por ano com novas regras de Bruxelas

As novas regras orçamentais europeias, que entram em vigor esta semana, definem um ritmo de redução de 1% do PIB na dívida pública para os países com um indicador acima de 90%, como Portugal. Em termos práticos, o país será obrigado a cortar 2,8 mil milhões de euros para reduzir a dívida, o equivalente à despesa com defesa ou mais 800 milhões de euros do que a justiça em 2024.

Atualidade

Colonialismo: “Dever de reparação financeira é totalmente impossível”

Coisa diferente se passa com o património claramente pilhado e que deve ser devolvido. O economista João Duque e o embaixador Seixas da Costa afirmam ao JE que qualquer reparação financeira seria inapropriada. “Um momento infeliz” do Presidente, dizem. Apesar da história do século XX está cheia de reparações financeiras, o primeiro-ministro Luís Montenegro já descartou reparação histórica por colonialismo ao sinalizar não haver planos para um processo de reparação histórica pelas ações durante o período colonial.

“Perplexos” e “indignados”: Ideia de levar PGR ao Parlamento provoca crispação entre magistrados do MP

A crispação entre políticos e operadores judiciários, que com as eleições parecia ter afrouxado, voltou agravar-se depois de o presidente da Assembleia da República ter sugerido a presença de Lucília Gago no Parlamento para dar explicações sobre processos que têm criado crises políticas.

Desafios de André Villas-Boas: Reforço da tesouraria, gestão da dívida e valorização do plantel

A vitória foi histórica mas o verdadeiro desafio começa agora. André Villas-Boas, que cresceu entre relatórios de contas devido ao contexto familiar (apesar do passado como treinador), vai ter de lidar com questões económicas e financeiras como as mais prementes do presente e futuro do FC Porto. A começar por aquele que é o maior passivo do futebol português.

Miguel Pinto Luz debate futuro do imobiliário em Portugal esta terça-feira em evento do JE

Desafios do imobiliário e da habitação vão estar em debate em mais um pequeno-almoço promovido pelo Jornal Económico. Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, fecha este Special Report que terá cobertura integral no site e nas redes sociais do JE.

Da literacia financeira aos seguros e contabilidade: Portugal investe no ecossistema de fintechs

A Fintech House entregou bolsas de acesso ao cowork e mentoria a seis startups, que estão na “casa das fintechs” a aprender a crescer. O JE foi conhecer duas das premiadas e os seus guias neste mundo da inovação nas finanças. Na sexta-feira, foi a vez de os reguladores financeiros anunciarem os quatro projetos – dois portugueses, um brasileiro e um britânico – que entraram na 5ª edição do programa Portugal FinLab.

Há novas regras no registo de dados de passageiros aéreos. Saiba o que muda

O Parlamento Europeu aprovou um conjunto de novas normas da lei sobre os controlos nas fronteiras, que se inscrevem no movimento mais vasto de luta contra o terrorismo e a imigração ilegal. Saiba quais são as novas regras.

Biden tem a pior taxa de aprovação de sempre, mas recupera nas sondagens

Nas sondagens para as eleições de 5 de novembro, Biden parece estar a inverter a tendência e a aproximar-se de Trump, que ainda liderada, mas com uma vantagem de apenas oito décimas. Nos últimos estudos, os dois candidatos surgem empatados ou com o incumbente em vantagem.

Membros do Departamento de Estado dos EUA duvidam do cumprimento da lei internacional por Israel em Gaza

Alguns representantes do governo dos EUA consideram que as provas dadas por Telavive de que está a cumprir a lei internacional em Gaza não são “credíveis ou fiáveis”, isto numa altura em que o país responde por genocídio em Haia. Departamento do Estado tem de apresentar relatório ao Congresso até dia 8 de maio sobre possíveis violações do direito internacional pelas forças israelitas com material fornecido por Washington.

Entrevista

“Protocolo deve impulsionar o investimento bilateral” entre Portugal e Moçambique

Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, revela em entrevista ao Jornal Económico, como as relações bilaterais são um dos pilares do desenvolvimento económico do seu país. E dá conta dos objetivos do novo protocolo assinado entre a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Mercados

Mercados terminam a semana a valorizar. PSI e IBEX35 sobem mais de 1%

A onda de otimismo dos mercados iniciou-se na Ásia e estendeu-se até ao Atlântico, numa semana marcada por resultados animadores divulgados pelas empresas.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

O Banco de Portugal divulga os números da dívida direta do Estado em março na segunda-feira, o primeiro dia de uma semana marcada por uma sério de apresentação de resultados de empresas nacionais e estrangeiras.

Opinião

A relevância da formação para futuros empreendedores

O sistema educativo deve ser equilibrado, fornecendo, para além da promoção do empreendedorismo, uma base sólida em várias disciplinas e habilidades essenciais, como o pensamento crítico.

A Constituição e a cobrança de créditos

Por força de lei, a CGD desempenhou historicamente um papel socioeconómico relevante e com atributos específicos, mas também a lei, há mais de 30 anos, transformou o banco público numa instituição de crédito igual às demais a operar na nossa praça financeira.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.