[weglot_switcher]
1171216
Em Foco

“Governo vai agilizar o uso dos imóveis do Estado a favor das políticas de habitação”

O Executivo vai colocar a Estamo, que concentra ativos imobiliários do Estado, sob alçada partilhada entre as Finanças e o MIH. Ao JE, o ministro responsável pela pasta da Habitação avança que a medida visa agilizar o uso os imóveis do Estado a favor das políticas públicas de habitação. Segundo Miguel Pinto Luz, a nova orgânica é a oportunidade de colocar muito do património do Estado ao serviço das populações.

Atualidade

Bancos portugueses com lucros elevados e em Espanha caminham para fusões

A banca foi protagonista nesta terça-feira, último dia de abril, não só pelos bons resultados dos bancos portugueses (Santander Totta e BPI) e os menos entusiasmantes na vizinha Espanha (Santander e CaixaBank), mas também pelo primeiro passo dado rumo a uma fusão bancária, com o BBVA a apontar ao Sabadell.

BBVA oferece uma nova ação por cada 4,83 ações do Sabadell

Os detalhes decorrem da carta que o BBVA enviou ao conselho de administração do Sabadell e que foram noticiados pelo Bolsamania.

Galp quer parceiro que financie exploração na Namíbia, mas manterá participação significativa

Com o anúncio da descoberta de reservas significativas na Namíbia, a Galp valorizou-se 25,9%, com os títulos a fecharem a sessão de 30 de abril nos 2,2 euros. A empresa vale, agora, 15,56 mil milhões de euros e tornou-se a mais valiosa da bolsa de Lisboa, ultrapassando a EDP.

“Mago” da CellmAbs cria nova empresa e quer fazer de Portugal uma referência na biotecnologia

Nuno Prego Ramos quer revolucionar o desenvolvimento de terapias para o cancro e longevidade, utilizando inteligência artificial. O empreendedor que, esta quinta-feira, apresenta em Nova Iorque, a nova empresa, Valvian, revela ao JE, que além de uma infraestrutura biotecnológica vai criar uma unidade de produção de biofármacos. “Já assegurámos investimento português”, adianta.

Zona euro volta ao crescimento impulsionada pelas economias da periferia

Os países do sul e do Báltico foram os principais responsáveis pelo avanço de 0,3% no PIB da zona euro, depois da recessão no final de 2023. Do lado dos preços, a inflação core continuou a cair, contando com a descida do lado dos serviços ao fim de cinco meses de estagnação.

Desigualdade aumenta na maioria dos países com empréstimos do FMI, mas melhora nos que falam português

O estudo da Oxfam mostra que a desigualdade de rendimentos aumentou em 37 países durante a última década e é elevada em 37 outros Estados, ou seja, aumentou ou é elevada em 64 dos 106 países de rendimentos baixos e médios analisados.

Santa Casa: o que está em causa na polémica da exoneração da provedora?

O Governo decidiu exonerar a provedora da SCML, bem como a restante mesa, acusando-os de “atuações gravemente negligentes”. Os partidos querem discutir o tema no parlamento. Veja tudo o essencial que necessita de saber sobre este tema.

Entrevista

“Só melhoro a literacia quando tiver controlo da vida financeira”, diz autora sobre finanças pessoais

Carina Meireles, a autora que mostra aos portugueses “Como sair do sufoco financeiro”, falou com o Jornal Económico sobre como a sua experiência no sector bancário a ajudou a debruçar sobre os fracos conhecimentos de finanças dos cidadãos. Com alguns truques na manga, Carina quer ajudar os portugueses a organizarem as finanças pessoais.

Mercados

Bolsas europeias derrapam com banca espanhola e indústria automóvel em foco

A passada terça-feira foi de perdas acentuadas nas bolsas europeias e Lisboa não foi exceção, visto que o PSI recuou quase 1%.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

Novobanco, CTT, Shell, Maersk, Apple e Novo Nordisk apresentam os resultados financeiros do primeiro trimestre. O INE divulga as estimativas mensais de emprego e desemprego de março.

Opinião

A superioridade moral dos ‘orcs’

Atitudes de ‘orc’ não deveriam ser defendidas, nem ocultadas, nem desvalorizadas pelos media. Mas, foram. Acham que estou a exagerar?

A esperança ainda não morreu!

À semelhança do que aconteceu noutras situações, corremos mais uma vez o sério risco de sermos confrontados com os erros de cálculo estratégico de Washington.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.