[weglot_switcher]
1190175
Em Foco

LX Partners compra carteira de malparado ao Montepio

O Banco Montepio, vendeu o chamado “Projeto Zêzere” à LX Partners, sabe o Jornal Económico. Já o BPI vendeu o “Projeto Copper” por um valor bruto de 73 milhões e o comprador foi a LCM Partners.

Atualidade

Instabilidade promete dívida francesa mais cara até 2027

O Reagrupamento Nacional, de extrema-direita, lidera as sondagens para as legislativas francesas e Jordan Bardella já pede uma maioria absoluta. A instabilidade política já está a fazer França pagar mais pela dívida e os analistas consideram que a tendência é para se manter até às presidenciais de 2027.

Promotores imobiliários e fiscalistas descartam subida no preço das casas com isenção fiscal para jovens

Líder da APPII acredita que tal cenário só aconteceria com uma subida significativa da procura que fizesse com que “o jogo entre a oferta e a procura ficasse ainda mais desequilibrado”. Quase todos os fiscalistas consideram a medida positiva e alertam para um problema de provável ilegalidade ou inconstitucionalidade para quem tem mais de 35 anos.

CaixaBank vai abrir sociedade de gestão de fortunas em Portugal

Chama-se OpenWealth é uma empresa de gestão de fortunas destinada a detentores de elevado património líquido (mais de 50 milhões de euros) e family offices em Espanha e tem mais de 7,3 mil milhões de euros em ativos sob gestão.

Ministro da Defesa de Israel em Washington para debater Gaza e o Líbano

Yoav Gallant quer perceber até que ponto a administração Biden estaria disposta a apoiar Israel no quadro de uma guerra contra o Hezbollah. Ou seja: Israel pode estar a preparar nova invasão do Líbano.

Já é possível transferir dinheiro só com o número de telemóvel. Como é que funciona?

O SPIN, o serviço criado pelo Banco de Portugal que permite indicar o número de telemóvel ou o Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC), no caso das empresas, em vez do IBAN para fazer uma transferência arranca hoje, com a garantia do regulador de que é o “mais seguro” do mercado.

“Portugal pode ter um papel-chave na diversificação da economia de Angola”

No final do segunda edição do “Doing Business Angola”, organizado pelo JE e Forbes África Lusófona, Ricardo Viegas d’Abreu, ministro dos Transportes de Angola, considerou que Portugal pode dar resposta aos desafios da diversificação da economia que vão marcar os próximos anos em Angola.  

Arlindo das Chagas Rangel: “AIPEX quer encurtar desafios, sobretudo os burocráticos”

A internacionalização e diversificação da economia angolana passará muito pela captação de investimento, projetou Arlindo das Chagas Rangel, presidente da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), no “Doing Business Angola”.

Entrevista

Jogos Olímpicos de Paris vão ter 12 autocarros a hidrogénio “made in Portugal”

A CaetanoBus espera dobrar as vendas no espaço de cinco anos para as 700 unidades. O hidrogénio é a grande aposta da companhia, com encomendas em Viena, Madrid e na Alemanha. A companhia já conta com mais de 150 autocarros elétricos e a hidrogénio a rodar nas estradas da Europa.

Mercados

Investidores atentos a China e EUA após semana mista nos mercados

EUA dão a conhecer os preços das despesas de consumo pessoal no final da próxima semana momento em que a China revela a evolução do índice oficial dos gestores de compras da indústria transformadora na China.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana começa com a divulgação das contas financeiras, receitas e despesas das Administrações Públicas no primeiro trimestre, com destaque também para o indicador das rendas das casas por parte do INE e a síntese orçamental da DGO no final da semana. Lá fora destaque para o debate entre os candidatos presidenciais Joe Biden e Donald Trump e as eleições no Irão.

Opinião

Um plantel para ganhar

Os fundos investem com o objetivo de vender com mais-valias. Tal como os clubes compram e formam jogadores com o objetivo de ganhar jogos.

Ética e (des)encontros geracionais no trabalho

Acreditamos que a reflexão sobre e com ética permitirá fazer emergir espaços de trabalho que contribuam para uma vida com mais sentido humano.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.