[weglot_switcher]
1192437
Em Foco

Sector da água defende subida de 40% nas tarifas para cobrir custos de rede

Estudo encomendado pela Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA) à FUNDEC do Instituto Superior Técnico aponta que os sistemas tarifários, na generalidade, em Portugal, “têm capacidade e podem e devem ser aumentados”, dado que a população “tem capacidade de pagamento e paga muito menos” que noutros países e sectores em Portugal. Maior transparência na atribuição de subsídios é uma das recomendações.

Atualidade

Cortes no IRC “encorajam” crescimento das empresas, diz FMI

Avisos do FMI quanto aos impactos positivos no crescimento das empresas decorrentes do corte do imposto que recai sobre os seus lucros “confirmam posição da CIP” relativamente a progressividade no IRC, diz ao JE o presidente da CIP. Armindo Monteiro lembra os efeitos negativos que a progressividade do IRC tem nas empresas nacionais, defendendo que limitam a propensão para crescer. Já quanto ao IRS Jovem, o responsável vê com bons olhos medidas que estimulem o rendimento.

Lagarde avisa que combate à inflação continua e promete não descansar até chegar aos 2%

No discurso de abertura do fórum dos bancos centrais, em Sintra, a presidente do BCE disse ser notável o que foi conseguido na redução da inflação, mas alertou que nada está garantido. Próximas decisões de redução das taxas de juro terão de ser suportadas pela avaliação da informação a cada reunião.

Fisco tem por cobrar mais de 16 mil milhões de euros

A Autoridade Tributária (AT) tem por cobrar 16.338 milhões de euros em impostos, sendo que mais de metade da dívida dos contribuintes está suspensa, revela o Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras com o balanço de 2023.

Estado projeta poupar mais de 80 milhões de euros na legislatura com mudança para Campus XXI

São 19 a 20 milhões de euros anuais de poupança só com custos diretos, aos quais se juntam mais quatro milhões anuais com a redução dos cargos diretivos, além dos 27 edifícios que ficarão libertos para outras finalidades, apontou o ministro da Presidência no primeiro dia no Campus XXI.

Israel: partido do primeiro-ministro duvida das vitórias em Gaza

É uma grande reserva da parte de onde ela era menos esperada: um deputado do Likud afirma que as ações militares em Gaza pouco afetaram a capacidade do Hamas. Entretanto, a Câmara dos Deputados do Congresso norte-americano quer adotar uma estranha resolução!

Mercados reagem em alta a vitória sem maioria da extrema-direita em França

Os investidores parecem considerar que a vitória do RN foi menos expressiva do que o esperado e que, com este quadro, o partido presidido por Jordan Bardella não conseguirá uma maioria absoluta e que poderá ser afastado do poder por uma aliança entre a esquerda e os macronistas.

Respostas Rápidas: Como funciona a segunda volta das eleições em França?

No quadro de um sistema eleitoral que é tudo menos fácil, a extrema-direita do Rassemblement National (RN) continua a ser a formação mais próxima da maioria absoluta. Se não a tiver, tudo volta a complicar-se.

Impacto da I.A. na governance vai estar em debate no dia 3 de julho

Evento promovido pela KPMG e pelo Jornal Económico vai debater o impacto da Inteligência Artificial Generativa na governance das organizações. Mais informações em eventos@medianove.com.

Entrevista

“Europa é superpotência marítima a nível mundial e Portugal pode ter protagonismo”

Os oceanos serão incontornáveis na economia europeia e o “Velho Continente” tem um enorme potencial. Tiago Pitta e Cunha, administrador executivo da Fundação Oceano Azul, destaca ao JE que o manifesto apresentado esta terça-feira é um caderno de encargos em que Portugal pode ter protagonismo.

Mercados

Mercados começam a semana animados

A semana começou no ‘verde’ para as principais praças europeias, que terminaram a primeira sessão a registar ganhos. Esta terça-feira vai ser importante para os investidores, pois vão ser conhecidos os dados da inflação na zona euro numa semana em que o BCE reúne em Portugal.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

A inflação da zona euro em junho e o desemprego referente a maio, divulgados pelo Eurostat esta terça-feira, vão tomar o pulso à economia europeia. Por cá, o INE dá a conhecer os índices de produção industrial.

Opinião

A rarefacção dos lugares

Nesta era de lugares rarefeitos, precisamos de uma concepção de lugar rasante ao chão, com ar denso e respirável. Esse é o papel territorial da cultura.

60 medidas para relançar a economia

É importante encontrar mecanismos que resolvam, de uma vez por todas, as muitas situações em que as empresas têm de liquidar IVA e IRC de faturas que não lhes foram pagas e que, em muitos casos, até são alvo de calotes.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.