[weglot_switcher]
1231664
Em Foco

Cruzeiros em Lisboa geram impacto de dois mil milhões no PIB do turismo nacional

Em causa estão 2,16% do PIB do turismo nacional e 0,3% do PIB nacional, sendo que o impacto direto do setor atingiu os 794 milhões de euros em 2023. Na calha está um investimento de 31 milhões, com o objetivo de alcançar “emissões zero” até 2030, através da eletrificação das embarcações.

Atualidade

Secretário de Estado do Orçamento acredita que OE2025 vai ser aprovado

José Maria Brandão de Brito diz que o Orçamento do Estado para o próximo ano não aumenta impostos e é “bom” para o país.

Solução para habitação passa por baixar IVA na construção e novo Regime de Arrendamento Urbano, diz Overseas

Pedro Vicente, CEO da Overseas, afirmou esta terça-feira que baixar o IVA da construção para 6% e criar um Regime de Arrendamento Urbano integrado e desenvolvido com os agentes económicos, nomeadamente os promotores imobiliários, são fundamentais para atacar a crise na habitação em Portugal. “Sem isso não antevejo que se resolva esta crise”, sublinhou na conferência do JE e da EY sobre o OE2025.

IVA da construção: “Governo está a pedir uma carta em branco ao Parlamento para legislar”, diz partner da EY

Bruna Melo, partner da EY especializada em Real Estate, pede “clarificação” na especialidade para a autorização legislativa pedida pelo Governo para reduzir IVA na construção de casas e reabilitação de habitação para fins sociais para 6%. Conferência do JE e da EY debate esta terça-feira o OE2025 no ISEG, em Lisboa.

EY: Descida da dívida pública é oportunidade para fazer mais investimento público

Pedro Fugas, partner da EY, salienta que a dívida pública está a descer em Portugal, ao contrário daquilo que está a acontecer noutros países, como é o caso de Itália. Reflexão foi deixada esta terça-feira na conferência do JE e da EY sobre o OE2025, que decorre no ISEG, em Lisboa.

OE “não agrava” a carga fiscal mas “alívio é tímido”, sublinha Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP

“O turismo está a sempre a crescer, mas o turismo é a constelação de vários setores e nem todos crescem ao mesmo ritmo”, lembrou Ana Jacinto na Conferência sobre o Orçamento do Estado 2025, organizada pelo Jornal Económico e pela EY, referindo-se à restauração.

Alargamento do IRS Jovem “pode servir como atração de talento estrangeiro”, diz fiscalista

Anabela Silva, ‘partner’ da EY, destacou esta quarta-feira na conferência do JE e da EU sobre o OE2025, que a medida do IRS Jovem é a que tem maior peso orçamental em termos de IRS no orçamento, não obstante a atualização dos escalões do imposto em 4,62%, acima da taxa de inflação e em linha o acordo em sede de concertação social.

“Governo podia ter sido mais ousado” no OE2025, sublinha presidente da AIP

As alterações propostas pelo Orçamento para o segmento empresarial podiam ter ido mais longe. E só não terá ido porque o quadro parlamentar não era o mais fácil, disse o presidente da AIP na conferência do JE e da EY sobre o OE2025 que decorre esta terça-feira no ISEG, em Lisboa.

“Impostos indiretos? Este Orçamento não pesa na carteira dos portugueses”, sublinha Amílcar Nunes, partner da EY

“Não temos memória recente de um OE que não aumentasse a tributação indireta”, disse esta terça-feira o fiscalista Amílcar Nunes na conferência do JE e da EY que debateu o OE2025.

“OE2025? Faltam incentivos ao investimento e à contratação”, destaca Jaime Rocha, partner da EY Tax Services

Em termos de IRC, nem tudo se resume ao ponto percentual que vai ser retirado ao IRC. O problema é que há matérias que não estão no OE para o próximo ano. Questão foi destacada por Jaime Rocha, partner da EY Tax Services, na conferência do JE e da EY que decorre esta terça-feira no ISEG, em Lisboa.

PSD não está refém de excedentes orçamentais à custa das pessoas e PS denuncia “falta de crescimento”

“A despesa pública sobe 5% e o crescimento económico previsto é de 1,95%”, aponta Marcos Perestrelo que realça ainda a sub-orçamentação das despesas e das receitas. Hugo Soares disse “temos o compromisso de manter os excedentes orçamentais”, mas “não estamos reféns de grandes excedentes orçamentais à custa das pessoas a viverem mal”. Debate teve lugar esta terça-feira na conferência do JE e da EY sobre o OE2025.

“Somos um país de cabeleireiros e esteticistas com baixos salários e sem grandes perspetivas de futuro”

Economista Pedro Brinca defende que a economia nacional precisa de empresas maiores: “Se somarmos os lucros todos das sete, oito ou nove maiores, não chegam a metade da Novo Nordisk”, destacou na conferência do JE e da EY sobre o OE2025.

Excesso de folga orçamental deve ser usado em função da economia e da criação de emprego, diz partner da EY

Pedro Fugas, partner da EY, defende que, havendo excesso da folga orçamental como estimado pela UTAO, deve ser usado a favor da economia e da criação de postos de trabalho. Conferência do JE e da EY debate esta terça-feira o OE2025 no ISEG, em Lisboa.

“Novela do OE2025? Não sei se acabou ou se só acabou a primeira série”, questiona economista João Duque

Na conferência sobre o OE2025, organizado em conjunto pelo JE e EY, e que tem lugar no ISEG, em Lisboa, o ‘dono da casa’ seguiu atentamente a primeira série da novela do Orçamento do Estado para 2025 e quer agora saber quem será o protagonista da segunda série. O PS? O Chega de André Ventura? Logo se verá.

CFP mais otimista que Governo no excedente e dívida para 2025

A instituição liderada por Nazaré da Costa Cabral mostra-se mais confiante do que o Governo ao estimar um excedente orçamental maior do que o previsto para 2025: 0,4%, contra os 0,3% previstos no OE2025. E sinaliza também um rácio da dívida pública abaixo do previsto pelo Ministério das Finanças ao prever 88,6% face aos 93,3% previstos pelo Executivo.

Vai passear no fim de semana prolongado? Atenção à nova burla através do Booking

Apesar de a Booking não ter sido alvo de ataque informático, os cibercriminosos aproveitam-se do bom nome da empresa para esquemas fraudentos e enviam mensagens a fazerem-se passar pelo hotel que os turistas reservaram.

Lucros dos CTT caem 21,9% penalizados pela menor colocação de certificados de aforro

Mudança das regras no início de outubro relançou um negócio e a empresa espera “um forte quarto trimestre” para os Serviços Financeiros, mas também para o negócio do correio expresso e das encomendas, que cresceu 44% nos nove primeiros meses do ano.

Madalena Tomé: CEO da SIBS é terceira poderosa da Tecnologia e Telecomunicações

Madalena Tomé entrou diretamente para o top3 das mais poderosas nos negócios da Tecnologia e Telecomunicações do ranking da Forbes Portugal. Com um percurso invejável e com espaço para crescimento, a responsável da SIBS (gestora do Multibanco e MB Way) é das empresárias mais reconhecidas no seu sector.

Plano de inventariação do património imobiliário do Estado recebe impulso do PRR

O contrato de financiamento da SIGPIP, uma plataforma de inventário de cadastro dos imóveis, foi assinado esta quinta-feira pela ESTAMO e pela ESPAP, na sede da empresa de capitais públicos, em Lisboa.

Alavanca dos juros perde força nos lucros do Santander Portugal

Os lucros do Santander Portugal subiram 25% para 778 milhões de euros até setembro, à boleia de uma subida de 20% da margem financeira que ainda beneficia dos elevados juros do BCE. Com o efeito positivo a perder força, o banco aposta no aumento do volume de negócios.

Greenvolt desce de divisão na bolsa de Lisboa após fim da OPA

Cotada continua a negociar em bolsa, mas regras da Euronext ditam ‘descida de divisão’ automática para o índice geral.

Rúben Amorim rendeu mais de 492 milhões de euros à SAD dos “leões”

Quase 364 milhões em receitas de transferências e perto de 120 milhões de euros em verbas da UEFA: este é o legado financeiro de quatro anos e meio que Rúben Amorim deixa em Alvalade agora que parece perto de rumar ao Manchester United.

Angola: Venda de participação na ENSA rende mais de nove milhões de euros ao Estado

Governo vai receber mais de 8,9 mil milhões kwanzas (cerca de 9,1 milhões de euros) na sequência da Oferta Pública de Venda (OPV) de 30% das ações da seguradora ENSA.

Mercados

Tombo do grupo EDP arrasta PSI para o ‘vermelho’. Resultados marcam novo dia

As cotadas do grupo EDP desvalorizaram ambas mais de 2% e penalizaram o índice. Esta quarta-feira, os mercados reagem aos resultados dos CTT e vão ainda conhecer as contas da Jerónimo Martins e do Millennium BCP.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

Os deputados iniciam o debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025 na generalidade, na Assembleia da República. Destaque ainda para a apresentação de resultados da Jerónimo Martins, BCP, Meta e Microsoft.

Opinião

Sobre as consequências da morte de Odair Moniz

O Chega errou de forma condenável ao transmitir a ideia de que quem habita nos chamados bairros problemáticos, que demonstram mais um falhanço do Estado, é, por natureza, bandido.

O planeta pode explodir

As guerras modernas, impulsionadas por interesses, refletem a luta incessante por recursos e influência. É urgente um novo ‘governance’ global, um novo contracto social.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.