[weglot_switcher]
1214515
Em Foco

Bloco católico do Sul da Europa ganha peso em Bruxelas com espanhola a liderar guerra contra grandes tecnológicas

Teresa Ribera foi uma das responsáveis pela criação pela “exceção ibérica” na crise energética após a invasão da Ucrânia. Vai agora liderar a transição climática na Europa e enfrentar a ira das tecnológicas nos vários processos interpostos por Bruxelas. Países do sul da Europa ganham peso em Bruxelas com pastas mais relevantes.

Atualidade

A missão definida por Von der Leyen para a nova comissária Maria Luís Albuquerque

“Maria Luís Albuquerque será a comissária europeia para os Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento e isso será vital para completar a nossa União do Mercado de Capitais e para aumentar as nossas poupanças e o nosso investimento”, anunciou, esta segunda-feira, a política alemã, menos de um mês depois de Luís Montenegro ter levado o nome de Albuquerque a Bruxelas. 

Oi pede ao fisco português a devolução de 13,6 milhões pagos pela PT Ventures

A ex-Portugal Telecom SGPS, hoje Pharol, avançou no passado dia 30 de agosto com um processo de impugnação no valor de 13,6 milhões de euros contra a Autoridade Tributária e Aduaneira em nome da operadora brasileira Oi. Em causa está um imposto pago pela PT Ventures que ficou na órbita da Oi, que na altura tinha como acionista a ex-Portugal Telecom SGPS.

Fed prepara-se para cortar juros pela primeira vez desde 2020

Os investidores dão como certo que os juros diretores da maior economia do mundo irão descer pela primeira vez desde a pandemia, mas dividem-se sobre a magnitude. O consenso dos analistas inclina-se para 25 pontos base, mas um corte de 50 pontos continua em cima da mesa naquela que será a última reunião antes das eleições de novembro.

Bloco católico do Sul da Europa ganha peso em Bruxelas com espanhola a liderar guerra contra grandes tecnológicas

Teresa Ribera foi uma das responsáveis pela criação pela “exceção ibérica” na crise energética após a invasão da Ucrânia. Vai agora liderar a transição climática na Europa e enfrentar a ira das tecnológicas nos vários processos interpostos por Bruxelas. Países do sul da Europa ganham peso em Bruxelas com pastas mais relevantes.

Polónia ultrapassa Portugal na atratividade para IDE em 2023

Com uma queda de 11% nos projetos captados para a economia nacional, Portugal até seguiu a tendência europeia de queda, mas viu-se ultrapassado pela Polónia, onde o investimento norte-americano foi determinante para conquistar o sexto lugar do ranking compilado pela EY.

Unicâmbio lança wallet com olhos postos na compra e venda de criptoativos

A Unicâmbio lançou finalmente a Unimoney, a tão prometida carteira digital, sem custos para o utilizador e que permite trocar euros para 50 moedas.

Alemanha: Avaliação da situação económica no nível mais baixo desde 2020

De acordo com o inquérito mensal do instituto alemão, o índice de confiança caiu para 3,6 pontos, subtraindo 15,6 pontos face ao valor de agosto, muito abaixo das expectativas dos investidores e dos analistas.

79ª Assembleia da ONU debate o seu próprio papel, pretensamente global

Acusada de enorme ineficácia por causa da possibilidade de veto das suas resoluções por parte dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, muitos países lembram que “o mundo é maior que cinco”. Talvez seja, mas não parece.

Nova ligação financeira a Hong Kong pode ajudar Macau a ligar China e lusofonia

As autoridades têm ligado a possível criação de uma bolsa ao papel que Macau tem assumido enquanto plataforma de serviços comerciais e financeiros entre a China e os países de língua portuguesa.

Entrevista

Exclusivo

“O CFO em Portugal é, muitas vezes, um super-CFO”, diz partner da Deloitte

Em entrevista ao Jornal Económico a propósito do mais recente ‘CFO Survey’ da Deloitte, Nelson Fontainhas traçou o perfil dos administradores financeiros das empresas em Portugal. Para o ‘partner’ da Deloitte Portugal, a missão dos CFO “nota-se mais em alturas de crise, mas é tão ou mais relevante em alturas de estabilidade”.

Mercados

Fed decide corte dos juros entre 25 e 50 pontos após início de semana com sinal ‘verde’

As principais bolsas europeias registaram subidas nas duas primeiras sessões da semana, na antecipação da decisão da Reserva Federal. Aquela instituição vai decidir sobre as taxas de juro de referência.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

O destaque vai para o Eurostat que dá a conhecer o IHPC – Índice Harmonizado de Preços no Consumidor na zona euro em agosto. Segundo a estimativa rápida do organismo de estatística da União Europeia, a inflação desacelerou para 2,2%. A taxa de evolução dos preços foi a mais baixa em mais de dois anos. Do outro lado do Atlântico, o desfecho do encontro do FOMC – Federal Open Market Committee.

Opinião

A imigração e o nosso destino

Quem controla a agenda e a opinião pública, controla o destino da nação. Que destino nos espera se não nos sentirmos autorizados a discutir o tema da imigração?

Sobre o “Relatório Draghi”

É um passo no sentido do federalismo? É possível. Mas há outro caminho? Afinal, foi o sistema da Europa das Nações que herdámos do Século XIX que nos trouxe à situação de incerteza em que estamos. Parece-me necessário estudar outro.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.