Líbia: Presidente do Conselho Europeu acolhe cessar-fogo “com satisfação”

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse este sábado após uma reunião em Istambul com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, acolher “com satisfação” o esperado cessar-fogo acordado entre Moscovo e Anacara para começar à meia-noite na Líbia.

“O presidente Michel saudou a linguagem construtiva da declaração conjunta do presidente Erdogan [Turquia] e do presidente [da Rússia, Vladimir] Putin sobre um cessar-fogo. São necessárias soluções políticas negociadas”, divulgou a União Europeia (UE), em comunicado, após a reunião.

De acordo com a agência EFE, durante a reunião Erdogan e Michel discutiram como a Turquia e a UE podem “trabalhar juntas para reduzir a tensão na região e na Líbia”.

A UE tem manifestado preocupação com a escalada militar na Líbia, onde as tropas turcas chegaram nos últimos dias.

A Turquia apoia o governo líbio, apoiado pela ONU em Trípoli de Fayez al Serraj, cercado pelas milícias do marechal rebelde Jalifa Hafter, que controla grande parte do país, alegamente com a ajuda de mercenários russos.

Charles Michel abordou ainda a mais recente incursão militar turca de Erdogan no nordeste da Síria, contra milícias curdas, e insistiu que a Turquia deveria “cumprir o direito internacional”.

Esta é a primeira reunião entre Michel e Erdogan desde que o Presidente do Conselho Europeu assumiu o cargo no outono passado.

Ler mais
Recomendadas

Sindika Dokolo, um homem entre Kinshasa e o Porto

Nasceu no Congo, viveu a juventude na Europa e casou em Angola. Pela mão de Isabel dos Santos, a sua mulher, acabaria por reconhecer em Portugal, mais propriamente no Porto, o lugar certo para fazer descansar de tantas viagens a sua enorme coleção de arte.

Sindika Dokolo: Da pena de prisão à acusação de ‘complot’. Polémicas do empresário e colecionador de arte congolês

Sindika Dokolo, empresário e colecionador de arte congolês, morreu no Dubai, quando praticava mergulho, esta quinta-feira. Para trás ficam alguns episódios polémicos, quase todos relacionados com Isabel dos Santos.

Morreu Sindika Dokolo, marido da empresária Isabel dos Santos

O empresário congolês encontrava-se no Dubai, onde Isabel dos Santos havia postado uma fotografia na sua conta pessoal de Instagram na tarde desta quinta-feira.
Comentários