[weglot_switcher]

Liceu Francês do Porto lança no próximo ano letivo programa que aproxima ensino do mercado de trabalho

ShiftED visa capacitar jovens para os desafios profissionais do futuro. MDS e Católica Porto Business School são mentoras do projeto idealizado e produzido pela CoCreating LAB, em parceria com várias empresas que se unem para aproximar o ensino da evolução do mercado de trabalho.
28 Julho 2025, 15h07

A agência de marketing CoCreating LAB, em parceria com as empresas XPENG (Salvador Caetano), Knok, scale-up portuguesa na área de healthcare, Google e Konica Minolta, criaram um “projeto transformador” que envolve o setor empresarial e a academia. MDS e Católica Porto Business School são mentoras e o Lycée Français International de Porto vai implementar o programa ao longo do próximo ano letivo 2025/2026.

Projeto antecipa futuro do mercado de trabalho, no qual 65% das atuais crianças deverão trabalhar em profissões ainda inexistentes e em que as tecnologias serão responsáveis pela criação de 170 milhões de novos empregos e eliminação de 92 milhões até 2030.

ShiftED – Educação Muda o Futuro, assim se designa, visa capacitar jovens para os desafios profissionais do futuro.

No Lycée Français International de Porto, o programa vai complementar o currículo pedagógico dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, concebido para desenvolver competências essenciais nos alunos dos 6 aos 18 anos, aumentando a sua preparação para os desafios profissionais do futuro”.

Terá um formato interativo de networking que envolve alunos, famílias, empresas e especialistas e focar-se-á em áreas estratégicas que constituem pilares na evolução do mercado do trabalho, como a transformação digital e Inteligência Artificial (IA), sustentabilidade e inovação social, e literacia financeira.

“A ideia deste projeto surge numa tomada de consciência de que o mundo está a evoluir a uma velocidade vertiginosa. A formação de futuros profissionais de excelência passa, inevitavelmente, por dotá-los de literacia digital e tecnológica”, explica Sofia de César Machado, vice-presidente do Lycée Français International de Porto. Acrescenta: “Esta preparação não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade absoluta para garantir a sua adaptação e protagonismo num futuro cada vez mais moldado pela IA”.

Por seu turno, João Rangel Vieira, diretor geral de Tecnologia da MDS e CEO da Solutions 360, explica que o projeto “nasce da convicção de que é fundamental aproximar o ensino do mundo empresarial, através de experiências formativas inovadoras e alinhadas com as tendências globais. Acreditamos que investir na educação é preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro – e é esse o caminho que escolhemos seguir”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.