Liga das Nações: afinal, como funciona a nova competição da UEFA? (c/ vídeo)

Campeã europeia integra o grupo 3 da liga A e faz a sua estreia contra a Itália. A Polónia é a outra seleção que completa o trio, naquela que é a divisão onde se encontram as seleções com melhor cotação da UEFA. Saiba tudo (mas mesmo tudo) sobre a Liga das Nações.

Portugal arranca esta segunda-feira a sua participação na nova prova da UEFA, a Liga das Nações. O jogo inaugural está marcado para as 19h45, frente à Itália, no Estádio da Luz. As duas equipas em conjunto com a Polónia estão integradas no grupo 3, da liga A, que de resto já teve um jogo no passado sábado, que terminou com um empate a uma bola entre polacos e italianos.

Como funciona esta competição?

Existem quatro ligas (A, B, C e D) compostos por quatro grupos de três seleções. As seleções são incluídas nas diferentes ligas consoante a sua posição no ranking da UEFA, sendo as seleções da liga A, as com melhor cotação. A fase de grupos vai ser jogada entre setembro e novembro deste ano.

Em relação à Liga A, os vencedores de cada grupo irão jogar uma final four, composta por meias-finais, jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar e a grande final, que será realizada em junho de 2019, num país a designar entre os quatro finalistas, e assim discutirem o campeão desta primeira edição.

Os últimos classificados dos quatro grupos das ligas A, B e C, descem para a divisão abaixo, enquanto os vencedores dos grupos integrados nas ligas B,C e D sobem para a divisão acima.

Qualificação para o Europeu 2020

As seleções que integram esta Liga das Nações (55) irão disputar entre março e novembro de 2019 o apuramento para o campeonato da Europa de 2020, sendo que para isso vão ser distribuídas por dez grupos, com as duas primeiras classificadas de cada um deles a garantirem a qualificação.

No entanto, convém referir que o próximo campeonato da Europa irá contar com 24 seleções, ou seja existem quatro vagas que vão ser decididas em função do desempenho na Liga das Nações. Os quatro melhores terceiros lugares de cada liga, que não tenham sido qualificadas na fase de apuramento, vão jogar um playoff em março de 2020, que vai decidir os últimos apurados. Contudo, se numa das ligas não houverem seleções ainda não apuradas suficientes para completar um playoff, vão ser repescadas as equipas com o melhor ranking da liga abaixo.

Recomendadas

Cristiano Ronaldo pode render 515 milhões à Juventus já esta época

O clube italiano investiu 340 milhões de euros no português para as próximas quatro temporadas, mas esse valor pode ser ultrapassado já na presente época. Tudo depende dos resultados desportivos.

Hoje há ‘Jogo Económico’. Qual o segredo do sucesso do andebol português?

Nesta edição, que poderá ser vista no site do ‘Jornal Económico’ e nas redes sociais esta sexta-feira às 20h00, Miguel Laranjeiro, presidente da Federação Portuguesa de Andebol, vem ao programa para debater o estado do andebol português com os comentadores João Marcelino e Leonardo Ralha.

PremiumMelhores jogadores de ténis do futuro vêm à terra batida do Estoril

João Zilhão, diretor do Millennium Estoril Open, explicou a aposta para atrair os “futuros número um do mundo” para um torneio que está “enquadrado” com a economia e o ténis nacional.
Comentários