A Liga espanhola de futebol vai gerar 3,4 mil milhões de euros em receitas na próxima temporada, mais 100 milhões de euros do que na época que agora termina, o que reflete um aumento de 3%. Um crescimento acima de qualquer outra das cinco mais importantes ligas europeias (inglesa, francesa, alemã e italiana).
De acordo com o estudo anual da Deloitte, no qual se analisam as finanças do mercado do futebol, a líder de receitas vai continuar a ser a liga inglesa, que leva uma larga vantagem. Ainda assim, a variação de uma época para a seguinte vai ficar aquém dos números espanhóis, já que vai subir menos de 1%, até aos 6,66 mil milhões de euros, quase igualando a soma da segunda e terceira maiores ligas europeias neste âmbito, a espanhola e a alemã.
Além das transmissões televisivas, bilhética e patrocinadores, vai contribuir fortemente para este aumento das receitas da “La Liga” espanhola a incorporação da EA Sports como patrocinador principal, em substituição do Banco Santander, que nas últimas temporadas ocupava esse lugar e dava nome à própria competição.
O campeonato espanhol é também, entre os cinco referidos, aquele que mais depende das receitas decorrentes dos direitos associados às transmissões televisivas, que representam um peso de 59% na temporada 2021/22, segundo revela a análise da consultora. Nessa mesma temporada, a liga espanhola registou perdas na ordem de 82 milhões de euros ao cabo da sua operação. A desvantagem é grande para a Liga inglesa, número um neste aspeto, com um lucro na ordem de 532 milhões de euros.
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