O índice PSI está a recuar 0,21% a meio da sessão bolsista desta quarta-feira, castigado sobretudo pelo grupo EDP. A bolsa de Lisboa não acompanha, por isso, o sentimento positivo que se vive entre as principais praças europeias.
As ações da EDP Renováveis estão a desvalorizar 1,80% até aos 10,36 euros, ao passo que a EDP recua 1,71% para 3,841 euros. Em simultâneo, a REN perde 1,54% e fica-se pelos 3,205 euros.
Em terreno positivo, há subidas de 2,17% na Galp, até aos 16,74 euros e de 1,25% na Navigator, que alcança os 3,244 euros.
No exterior, os mercados mostram-se animados, em particular no que diz respeito à banca e à indústria automóvel, com a Stellantis a subir 7% e a Volkswagen nos 6%. Entre os índices de referência das principais praças, registam-se acréscimos de 1,62% em Itália, 1,27% em Espanha, 1,24% em França, 0,81% na Alemanha e 0,55% no Reino Unido, ao mesmo tempo que o índice agregado Euro Stoxx 50 sobe 1,18%.
Nos futuros, o Brent está a contrair 0,79% até aos 68,05 dólares por barril, ao mesmo tempo que o WTI recua 0,80% e o barril fica-se pelos 64,79 dólares. No que respeita ao mercado cambial, o euro recua 0,20% face ao dólar, na medida em que um euro está a ser negociado por 1,1732 dólares.
“É uma sessão de otimismo a que se vive nas bolsas europeias, na véspera do BCE anunciar as suas decisões de taxas de juro”, assinala-se na análise do Departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.
“Os sinais de entendimento na guerra comercial entre os EUA e os seus parceiros está a entusiasmar os investidores. O anúncio de um acordo comercial entre os EUA e o Japão traz esperanças de que o mesmo venha a ser alcançado também com a União Europeia. O setor Automóvel é quem mais celebra”, sublinham os analistas.
“De resto são múltiplas contas empresariais a ditarem reações mais díspares, sendo de destacar as respostas muito negativas aos números de ASMI, Nokia, Dassault Aviation e SAP. Já o Unicredit mostrou bons números e anunciou a desistência da compra do Banco BPM”, acrescenta-se na mesma análise.
Por cá, “o PSI segue sem grandes alterações, condicionado pelo ambiente negativo das utilities que faz derrapar EDP, EDPR e REN, ofuscando valorização da Galp, que anunciou data de pagamento de dividendo intercalar”, pode ler-se.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com