[weglot_switcher]

Disputa renhida: Lisboa e Porto com empates técnicos

Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) e Alexandra Leitão (PS/BE/Livre/PAN) surgem com um empate técnico absoluto nas eleições deste domingo, na corrida à Câmara de Lisboa, reunindo ambos entre 37% e os 42%, segundo a projeção da Universidade Católica feita para a RTP. Em terceiro lugar na capital surge a CDU(PCP/PEV), com oito a 11% dos votos e […]
12 Outubro 2025, 20h03
Em atualização

Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) e Alexandra Leitão (PS/BE/Livre/PAN) surgem com um empate técnico absoluto nas eleições deste domingo, na corrida à Câmara de Lisboa, reunindo ambos entre 37% e os 42%, segundo a projeção da Universidade Católica feita para a RTP. Em terceiro lugar na capital surge a CDU(PCP/PEV), com oito a 11% dos votos e logo de seguida o Chega, com 7 a 10%, o que significa que podem conseguir entre um a dois mandatos.

A projeção da CNN e da SIC coloca a lista liderada pelo PSD entre os 36% e 42% e coligação encabeçada pelo PS entre os 33,7% e os 38,9%. Neste caso, a CDU obtém de 9% a 12,4% dos votos e o Chega 7,7% a 11,1%.

Já o canal Now atribui a Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL), atual presidente da autarquia, seis a oito mandatos, com 37,9% a 41,9%, e Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN) consegue o mesmo número de mandatos, mas com 34,8% a 38,8%. Os restantes mandatos deverão ficar entre a CDU (coligação PCP/PEV) e o Chega, que assim poderá estrear-se no executivo da capital.

Também no Porto, o duelo está renhido, com Pedro Duarte (PSD) a conquistar, de acordo com a projeção da RTP, entre 36% e 40% dos votos e Manuel Pizarro com 33 a 37%. O Chega surge como terceira força, com 6 a 9% dos votos.

Outro concelho onde os candidatos do PS e do PSD estão taco a taco é Sintra, onde o social-democrata Marco Almeida surge com ligeira vantagem, reunido uma votação entre os 33% e os 37%. A socialista Ana Mendes Godinho terá tido entre 32% e 36% dos votos. Rita Matias, do Chega, alcançará entre 19% a 22%.

Em Vila Nova de Gaia, o cenário é o mesmo, com Luís Filipe Menezes, do PSD, a ter uma votação entre 39% e os 43% e João Paulo Correia, entre 37% e 41%.

A sul, a vitória é do candidato do PS, António Pina, que terá tido entre 39 a 44% dos votos. Em Setúbal, o cenário aponta para um empate técnico, com uma ligeira vantagem de Maria das Dores Meira (independente com o apoio do PSD) e Fernando José, do PS, 27-31%.

Em Loures, a vitória de Ricardo Leão (PS), atual presidente da câmara, é clara, tendo o socialista alcançado, de acordo com a projeção da Católica, entre 44% a 48% dos votos.

Os eleitores foram este domingo chamados às urnas para escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, em três diferentes boletins de voto.  De acordo com as projeções divulgadas pelos vários canais, a abstenção nas eleições autárquicas deverá situar-se entre os 43,3% e os 48,3%.

 

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.