Embora “a cidade ainda se esteja a recuperar da crise financeira brutal que atingiu Portugal em 2010”, relembra a CNN, “a austeridade também criou muitas das mesmas condições que atraíram artistas e criativos a Berlim”, assim como “a economia e o modo de vida em Portugal também começaram a atrair os portugueses que haviam saído do país durante a recessão”.
Foi há cerca de dois ou três anos que estas condições criadas, nomeadamente “o aluguel barato, alimentos e edifícios vazios, combinados com uma população que fala bem o inglês e uma cena forte em termos artísticos”, começaram a aliciar a chegada de artistas e criativos ao país, afirmou.
O processo de reconstrução tem lugar em vários bairros históricos da capital nacional, como por exemplo, segundo enaltece a CNN, Santos, onde os “edifícios com nova decoração e fachadas de azulejo se tornaram cafés, lojas de design ou galerias de arte, lado a lado com padarias e restaurantes tradicionais”.
David Tutti dos Reis, cineasta e artista visual, foi para Londres durante a crise portuguesa, tendo voltado há dois anos. “Eu sinto-me inspirado pela vida em geral estando aqui… O estilo de vida de Lisboa não tem a pressão que te pode enloquecer”, afirmou, citado site norte-americano, acrescentando que “hoje em dia há muitas oportunidades de trabalho no mundo criativo em Lisboa. Noto uma grande diferença desde que parti, em 2013”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com