[weglot_switcher]

Livro: “A Minha Família e Outros Animais”

Este é um relato hilariante, no qual todas as crianças que tiveram uma infância feliz se reconhecerão, sobretudo, aquelas que puderam crescer ao ar livre, com liberdade e irmãos mais velhos para arreliar. Cortesia de Gerald Durrell.
29 Junho 2024, 11h18

Pedimos desde já desculpa pela falta de originalidade na citação, mas o início daquele que é considerado o melhor romance de todos os tempos, “Anna Karénina”, de Lev Tolstoi, tem de ser chamado a este texto: “Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.”

Gerald Durrell era o filho mais novo de Louisa Florence Dixie que, a certa altura da sua vida, decide mudar-se para uma casa na ilha grega de Corfu, com os outros dois filhos (Leslie e Margaret), reunindo-se assim ao filho mais velho, Lawrence Durrell – que viria a tornar-se um conhecido escritor –, e à mulher deste.

Foi em Corfu que Gerald começou a colecionar a fauna local, passando a considerá-la animais da estimação, para desespero dos restantes membros da família. Foram os primeiros passos de um naturalista que viria a tornar-se famoso, sobretudo graças aos programas televisivos sobre a vida selvagem que apresentou durante anos, muitos dos quais rodados no jardim zoológico que fundou na ilha de Jersey, no Canal da Mancha, em 1959.

 

 

“A Minha Família e Outros Animais”, recentemente reeditado pela Presença, com tradução de Catarina Belo, é o primeiro volume de uma trilogia com as memórias dos tempos passados na ilha, e o único que foi publicado entre nós. É um relato hilariante, no qual todas as crianças que tiveram uma infância feliz se reconhecerão – sobretudo, aquelas que puderam crescer ao ar livre, com liberdade e irmãos mais velhos a quem contrariar, ou mesmo arreliar.

Agora que o verão está a começar, pedindo leituras mais voluptuosas (o sentido bíblico será da responsabilidade do leitor deste nosso texto), nada como uma leitura bem-disposta.

Eis a sugestão de leitura desta semana da livraria Palavra de Viajante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.