Livro dos Seres Imaginários reeditado

Com esta edição, a Quetzal dá continuidade à série de novas capas retiradas do tríptico “As Tentações de Santo Antão”, do pintor Hieronymus Bosch, exposto no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. A tradução é de Cristina Rodriguez e Artur Guerra.

É um extraordinário catálogo de 116 seres fantásticos que povoaram a mitologia e a religião desde o início dos tempos. Alguns, como o golem, a esfinge e o centauro, são filhos da metafísica ou da literatura; outros, como gnomos e fadas, são  invenções humana. Produto da grande erudição do escritor argentino Jorge Luis Borges, a obra é uma  bestiário moderno que reúne uma grande parte dos seres mais estranhos que, ao longo de gerações, foram engendrados pela fantasia do Homem.

Com esta edição, a Quetzal dá continuidade à série de novas capas retiradas do tríptico “As Tentações de Santo Antão”, do pintor Hieronymus Bosch, exposto no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. A tradução é de Cristina Rodriguez e Artur Guerra.

Jorge Luis Borges nasceu em Buenos Aires, em 1899. Cresceu no bairro de Palermo. Em 1914 viajou com a família pela Europa, acabando por se instalar em Bruxelas, e depois em Maiorca, Sevilha e Madrid.

Regressado a Buenos Aires, em 1921, começou a participar ativamente na vida cultural argentina. Em 1923, publicou “Fervor de Buenos Aires”, mas o reconhecimento internacional só chegou em 1961, com o Prémio Formentor, seguido de muitos outros.

Além de poesia, Borges escreveu ficção, crítica e ensaio, géneros que praticou com grande originalidade e lucidez. A sua obra é como o labirinto de uma enorme biblioteca, uma construção fantástica e metafísica que cruza todos os saberes e os grandes temas universais. Foi professor de literatura e dirigiu a Biblioteca Nacional de Buenos Aires entre 1955 e 1973. Morreu em Genebra, na Suíça, em junho de 1986.

Recomendadas

Saborear o Dia da Ostra no Algarve

César Lourenço é o proprietário e o chefe mariscador do Cais ao Mar Algarve. Foi na arte de trabalhar o marisco que César encontrou a sua grande paixão, dedicando-se a ela de alma e coração.

Um antigo convento convertido em boutique hotel

O edifício resulta da recuperação das ruínas de um antigo convento do século XVI e é único pela sua beleza, pela sua histórica e pela sua localização privilegiada.

Bill e Melinda Gates estão oficialmente divorciados (e não há mudança de nome nem apoio financeiro)

Sabe-se agora que não será paga uma pensão de alimentos e French Gates não deve deixar cair o último nome. Uma das incertezas deste divórcio, por se tratar de um contrato privado, é como acontecerá a separação de bens do ex-casal.
Comentários