[weglot_switcher]

Londres destrói um milhão de moedas comemorativas do Brexit

As moedas cunhadas para marcar o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, que estava agendado para 31 de outubro, estão a ser derretidas porque Boris Johnson falhou o prazo. O custo da produção e destruição das moedas será suportado pelos contribuintes britânicos.
Andrew Boyers / Reuters
19 Novembro 2019, 18h48

Cerca de um milhão de moedas comemorativas do Brexit estão a ser destruídas depois de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ter pedido um adiamento (até ao final de janeiro) da saída do Reino Unido da União Europeia, que estava agendado para 31 de outubro.

A Casa da Moeda Real britânica utilizou a moeda 50 pences (metade da libra esterlina, cerca de 60 cêntimos) para comemorar as conquistas nacionais – o que inclui, por exemplo, as Olimpíadas de Londres de 2012 –, mas a produção das moedas relativas ao Brexit teve de ser suspensa.

De acordo com a agência financeira “Bloomberg”, que avançou com a notícia, uma porta-voz da instituição confirmou ao “Daily Telegraph” que foram produzidas cerca de um milhão de moedas do dia 31 de outubro e que, agora, têm de ser derretidas. No entanto, o custo da produção e destruição das moedas será suportado pelos contribuintes britânicos.

A moeda tinha gravada a data prevista de saída do Reino Unido da UE, 31 de outubro, sob a inscrição “Paz, prosperidade e amizade entre todas as nações”, pelo que o Ministério das Finanças local ordenou a suspensão da produção à entidade emissora de moeda no Reino Unido, no final do mês passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.