[weglot_switcher]

Londres, Paris e Roma são os principais centros culturais da Europa

Londres é o principal centro cultural da Europa, com o maior número de museus (195) e galerias de arte (258). Londres, Paris, Roma, Berlim e Milão são, segundo a lista elaborada por um agente de viagens do Reino Unido, os cinco melhores locais para umas férias culturais no velho continente. Lisboa figura em 17º lugar, num ranking de 50.
Lisboa figura em 17º lugar, num ranking de 50
4 Julho 2023, 17h20

A história, o património diversificado e a vibrante cena artística da Europa sempre foram um tesouro de maravilhas culturais. De obras arquitetónicas antigas a modernos centros culturais, o velho continente possui uma infinidade de oferta que seduz os turistas.

A agência de viagens weloveholidays divulgou agora dados sobre as principais localizações da Europa para quem procura descobrir novas culturas. Os  especialistas em viagens da agência analisaram vários fatores, incluindo o número de museus, bibliotecas, galerias de arte, teatros, casas de ópera e pontos turísticos.

Com o maior número de museus (195) e galerias de arte (258), não é surpreendente que Londres seja o principal hotspot cultural da Europa.
A capital da Inglaterra abriga pontos icónicos, incluindo os museus de História Natural e V&A, assim como o Jack the Ripper Museum e o Sherlock Holmes Museum.

Em segundo lugar ficou Paris, que abriga um número total de mil marcos históricos, incluindo a Torre Eiffel, o Louvre e o Arco do Triunfo. Paris também possui o segundo maior número de teatros da Europa, com um total de 152, incluindo o lendário Moulin Rouge.

Em terceiro lugar está Roma, que apresenta o maior número de bibliotecas (81) do continente, algumas das quais são, elas próprias, atrações turísticas. Por exemplo, a Biblioteca Angélica abriga inúmeras obras teatrais e literárias italianas que datam dos séculos XV a XVIII.

A capital da Alemanha ocupa o quarto lugar, com o segundo maior número de museus na Europa, 140. O Museu de Topografia e o Museu DDR são apenas duas visitas obrigatórias para aprender mais sobre a história de Berlim. A East Side Gallery, ao ar livre, é talvez a mais conhecida das 104 galerias que a cidade tem para oferecer.

O quinto lugar entre os melhores destinos para umas férias culturais é ocupado por Milão, em Itália. A cidade, com o seu amor pela arte e pela moda, também oferece o segundo maior número de bibliotecas, 54.

Lisboa figura em 17º lugar no ranking, com 49 museus, 9 bibliotecas, 60 galeria de arte, 24 teatros e 148 pontos de referência no Tripadvisor.

O conjunto de dados compilado pela weloveholidays classifica 50 cidades com base nas suas atrações culturais. Para isso, foram utilizados seis fatores diferenciadores: Museus; Bibliotecas; Galerias de arte; Teatros; Óperas e Pontos de referência. Todos com base nas referências do TripAdvisor.

A WeloveHolidays é uma empresa de viagens online presente no Reino Unido e na Irlanda desde 2012. Em maio de 2023, expandiu seus serviços para a Alemanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.