[weglot_switcher]

Lucro do BNP Paribas cai para 6,5 mil milhões de euros no primeiro semestre

“No segundo semestre de 2024, continuaremos também a implementar medidas de eficiência operacional e a manter a nossa gestão disciplinada do custo do risco”, referiu o CEO do banco francês, Jean-Laurent Bonnafé.
24 Julho 2024, 10h38

O lucro do BNP Paribas ascendeu a 6.498 milhões de euros no primeiro semestre, menos 0,3% face a idêntico período do ano anterior, anunciou esta quarta-feira o banco francês.

Nos seis primeiros meses deste ano, o resultado bruto de exploração teve um aumento homólogo de 2,5% para 9.640 milhões de euros, refere o banco em comunicado.

O banco diz também que as receitas aumentaram 1,7% no primeiro semestre, para 24.753 milhões de euros, enquanto as despesas operacionais cresceram a um ritmo mais lento (+1,1%) para 15.113 milhões de euros.

O BNP Paribas prevê finalizar o ano fiscal de 2024 com uma subida das receitas superior a 2%, em termos homólogos, e com um resultado líquido acima do que teve em 2023 e que se situou em 11.200 milhões de euros.

“Com base no seu modelo diversificado e integrado, o grupo teve um desempenho muito bom no segundo trimestre de 2024 graças à dinâmica empresarial das suas divisões operacionais. Continuamos focados no nosso compromisso de servir ao máximo os nossos clientes, na implementação das nossas plataformas, nomeadamente na Gestão de Ativos, Gestão de Património e Seguros, e em continuar a ganhar quotas de mercado no CIB, mantendo uma alocação equilibrada de capital”, comentou o CEO do BNP Paribas.

Na mensagem publicada com o relatório financeiro, Jean-Laurent Bonnafé referiu que, “no segundo semestre de 2024, continuaremos também a implementar medidas de eficiência operacional e a manter a nossa gestão disciplinada do custo do risco ao longo do ciclo”. “O BNP Paribas está bem colocado na nova fase do ciclo económico e, por isso, confirma a sua trajetória para 2024”, acrescdentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.