[weglot_switcher]

Luís Loures reeleito para o Conselho Executivo da instituição que representa os politécnicos europeus

A eleição teve lugar durante a assembleia geral da European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE), realizada em Portalegre, antes da conferência anual do organismo, que termina hoje na capital do Alto Alentejo.
15 Maio 2025, 16h27

Luís Loures, vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, foi reeleito para mais um mandato de dois anos no Conselho Executivo da European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE). A entidade representa as instituições politécnicas e profissionais na Europa.

A eleição teve lugar durante a assembleia geral da EURASHE, realizada em Portalegre, antes da conferência anual do organismo, que decorre até amanhã na capital do Alto Alentejo.

A 34.ª Conferência tem como tema “Lugar, Conhecimento, Competências: Universidades de Ciências Aplicadas impulsionam a competitividade regional” e conta com a participação de responsáveis de instituições de ensino superior e decisores políticos, que discutirão questões prementes do setor.

O CCISP expressou satisfação pela reeleição de Luís Loures, afirmando que este facto “robustece o posicionamento dos politécnicos portugueses junto dos congéneres europeus” e valida os esforços realizados pelo Conselho no exterior, reforçando a promoção do ensino superior politécnico não só nos países de língua oficial portuguesa, mas também no continente americano e em várias partes da Europa.

As iniciativas de promoção do ensino superior politécnico têm dado especial atenção a áreas como investigação, transição digital e economia verde. Durante essas missões, procura-se também captar talentos que possam desenvolver as suas competências em Portugal.

Luís Loures considerou a reeleição como “uma renovação do voto de confiança depositado há dois anos” e um reconhecimento do trabalho realizado pelo CCISP e pelas instituições portuguesas na promoção internacional do ensino superior politécnico.

A EURASHE foi fundada em 1990, em Patras, na Grécia, e tem como missão promover a importância do ensino superior politécnico e profissional como uma via de formação académica superior que oferece ensino de qualidade.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.