O presidente brasileiro, Lula da Silva, marcou presença na Rússia para as comemorações dos 80 anos do dia da vitória sobre a Alemanha nazi. Durante esta sexta-feira, Lula da Silva e Vladimir Putin estiveram reunidos, entre os temas que o presidente brasileiro tinha interesse em discutir com Putin destacam-se a área da defesa, tecnologia, espacial e energética, e possíveis acordos sobre centrais nucleares.
Lula da Silva visita o país depois de 15 anos, sendo esta visita a “retoma dos sonhos que construímos nestes 15 anos”. O presidente salienta que “não me posso esquecer do carinho que o presidente Putin tem tratado as nossas conversas”, sublinhando que “temos algumas coisas que são extremamente importantes para o futuro do Brasil de da Rússia”.
“Nós vivemos um mundo conturbado”, afirmou o presidente, “as últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos joga por terra a grande ideia do livre comércio, a do fortalecimento do multilateralismo e a do respeito à soberania dos países que temos de ter”. “A minha visita é para estreitar e refazer, com muita mais força, a nossa construção de parceria estratégica”, referiu.
O presidente sublinhou que “somos duas grandes nações em continentes opostos, e temos a oportunidade de neste momento histórico fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito”. Segundo os dados apresentados por Lula, o fluxo comercial entre os dois países é de cerca de 12,5 mil milhões de dólares, o que na sua opinião é “deficitário para o brasil, mas o potencial de crescimento desta relação é muito grande”.
Lula da Silva foi acompanhado de uma comitiva, da qual fazem parte o ministro da tecnologia, o ministro de minas e energia, o presidente do congresso nacional, o vice-presidente da câmara, o assessor de política externa, o diretor geral da polícia federal, embaixadores, e o maior exportador de carne para a Rússia, Fernando Queiroz.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com