[weglot_switcher]

M80: 2024 foi “ano de ouro” para a estação de rádio

Salvador Ribeiro, CEO da Baeur Media Audio em Portugal, olha para estes 18 anos de rádio “com muito orgulho”. “Do ponto de vista da audiência temos visto uma evolução, a M80 foi conquistando ouvintes, tendo registado um crescimento muito forte nos últimos anos”, referiu.
5 Junho 2025, 19h44

A M80 celebra 18 anos este ano e, para comemorar a maioridade, a marca áudio do grupo Bauer Media Audio Portugal fez um rebranding, com uma nova imagem, uma amplitude musical maior e uma contínua forte aposta no digital.

Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio em Portugal, expressa orgulho neste marco: “Do ponto de vista da audiência, temos visto uma evolução. A M80 foi conquistando ouvintes, registando um crescimento muito forte nos últimos anos.” Ele acrescenta que, embora olhem com orgulho para o passado, estão focados no futuro, especialmente na capacidade da marca de criar novos produtos digitais, como streaming, rádios digitais e podcasts.

O rebranding era uma “necessidade” e marca “uma nova fase da M80”, refletindo a capacidade digital da marca e a coerência da sua nova imagem. A estratégia da empresa assenta em três pilares: reforço do core business, desenvolvimento de novo negócio e amplificação do negócio através da transformação da empresa.

“Do ponto de vista da Bauer, podem contar connosco para continuar a investir em produtos que o mercado queira, em talento novo, e em elevar a M80 como uma marca de excelência no panorama dos media em Portugal”, afirma Salvador.

Quanto à relevância dos anos 80, Miguel Cruz, diretor de programas da M80, destaca que foram caracterizados por uma forte influência da cultura pop, moda vibrante e a ascensão da música rock e eletrónica. “São anos absolutamente extraordinários em termos de produção, tanto em qualidade como em quantidade”, ressalta.

Miguel também menciona que “2024 foi o melhor ano de sempre da nossa história, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Desde 2017, somos a terceira estação mais importante de Portugal.” A evolução da M80 não se limitou às playlists, mas também se estendeu aos eventos, como as festas M80. Hoje, a rádio oferece uma programação diversificada, com 13 estações específicas.

Embora a M80 cubra um espectro musical que vai dos anos 70 aos anos 2010, tem um público-alvo principal com idade superior a 35 anos, embora também atraia ouvintes mais jovens, incluindo adolescentes de 13 anos.

Com a tecnologia a desempenhar um papel crescente, a rádio está a adaptar-se a estes novos desafios. “Vemos as multiplataformas como uma grande oportunidade”, destaca Salvador, enfatizando a possibilidade de distribuir mais produtos, com maior qualidade e quantidade.

Os festejos da marca não terminam aqui; está marcada uma festa de celebração no próximo dia 16 de junho no Coliseu de Lisboa, com a presença dos icónicos Village People.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.