A M80 celebra 18 anos este ano e, para comemorar a maioridade, a marca áudio do grupo Bauer Media Audio Portugal fez um rebranding, com uma nova imagem, uma amplitude musical maior e uma contínua forte aposta no digital.
Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio em Portugal, expressa orgulho neste marco: “Do ponto de vista da audiência, temos visto uma evolução. A M80 foi conquistando ouvintes, registando um crescimento muito forte nos últimos anos.” Ele acrescenta que, embora olhem com orgulho para o passado, estão focados no futuro, especialmente na capacidade da marca de criar novos produtos digitais, como streaming, rádios digitais e podcasts.
O rebranding era uma “necessidade” e marca “uma nova fase da M80”, refletindo a capacidade digital da marca e a coerência da sua nova imagem. A estratégia da empresa assenta em três pilares: reforço do core business, desenvolvimento de novo negócio e amplificação do negócio através da transformação da empresa.
“Do ponto de vista da Bauer, podem contar connosco para continuar a investir em produtos que o mercado queira, em talento novo, e em elevar a M80 como uma marca de excelência no panorama dos media em Portugal”, afirma Salvador.
Quanto à relevância dos anos 80, Miguel Cruz, diretor de programas da M80, destaca que foram caracterizados por uma forte influência da cultura pop, moda vibrante e a ascensão da música rock e eletrónica. “São anos absolutamente extraordinários em termos de produção, tanto em qualidade como em quantidade”, ressalta.
Miguel também menciona que “2024 foi o melhor ano de sempre da nossa história, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Desde 2017, somos a terceira estação mais importante de Portugal.” A evolução da M80 não se limitou às playlists, mas também se estendeu aos eventos, como as festas M80. Hoje, a rádio oferece uma programação diversificada, com 13 estações específicas.
Embora a M80 cubra um espectro musical que vai dos anos 70 aos anos 2010, tem um público-alvo principal com idade superior a 35 anos, embora também atraia ouvintes mais jovens, incluindo adolescentes de 13 anos.
Com a tecnologia a desempenhar um papel crescente, a rádio está a adaptar-se a estes novos desafios. “Vemos as multiplataformas como uma grande oportunidade”, destaca Salvador, enfatizando a possibilidade de distribuir mais produtos, com maior qualidade e quantidade.
Os festejos da marca não terminam aqui; está marcada uma festa de celebração no próximo dia 16 de junho no Coliseu de Lisboa, com a presença dos icónicos Village People.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com