[weglot_switcher]

Macedo Vitorino e sueca Pihr anunciam parceria para trazer soluções de transparência salarial da UE para Portugal

“Esta colaboração visa dotar as empresas e demais entidades a operar em Portugal de um software inovador de equidade salarial com as necessárias orientações jurídicas para assegurar o cumprimento das obrigações legais de transparência salarial decorrentes da Diretiva da UE”, explica a sociedade fundada em 1996.
18 Setembro 2024, 19h56

O escritório de advogados Macedo Vitorino anunciou, esta quarta-feira, que estabeleceu uma parceria jurídica com a empresa sueca Pihr, tendo em vista a preparação das organizações para o cumprimento da normas previstas na Diretiva da Transparência Salarial da UE, em vigor desde junho do ano passado.

“Esta colaboração visa dotar as empresas e demais entidades a operar em Portugal de um software inovador de equidade salarial com as necessárias orientações jurídicas para assegurar o cumprimento das obrigações legais de transparência salarial decorrentes da Diretiva da UE”, explica a sociedade fundada em 1996.

A transposição da Diretiva Europeia sobre Transparência Salarial para a legislação nacional deverá acontecer até ao dia 7 de junho de 2026.

“Com a crescente exigência de transparência nas práticas remuneratórias em toda a Europa, esta parceria procura auxiliar e facilitar a implementação de tais normas”, acrescenta o mesmo comunicado.

Guilherme Dray, sócio sénior da Macedo Vitorino e Responsável pelo departamento de Laboral, destaca a utilidade da parceria hoje anunciada para as organizações com atividade em Portugal e que deverão implementar a referida diretiva. “Na Macedo Vitorino, estamos entusiasmados com esta parceria com a Pihr, empresa sueca que é líder a nível global em matéria de igualdade retributiva. Estamos ansiosos por poder utilizar o software de equidade salarial da PIHR em complemento aos nossos serviços jurídicos, garantindo aos nossos clientes um pacote completo para que possam implementar as melhores práticas em relação ao princípio da igualdade salarial”, diz o mesmo responsável.

Fundada em 2016, a Pihr apresenta-se como uma empresa SaaS (Software as a Service) que tem a missão de ajudar as organizações a eliminar as disparidades salariais entre homens e mulheres e a alcançar a equidade salarial através de tecnologia.

“Esta parceria com a Macedo Vitorino proporciona um marco importante na nossa missão em promover a transparência salarial a nível global. Ao combinar a nossa experiência, podemos capacitar as empresas em Portugal para irem além da conformidade regulamentar, impulsionando mudanças significativas e providenciando ambientes de trabalho baseados em equidade, transparência e confiança”, comenta Magnus Drogell, fundador e CEO da PIHR.

Tendo em vista o reforço da aplicação do princípio da igualdade de remuneração por trabalho igual entre homens e mulheres, o Conselho da UE aprovou, em 24 de abril de 2023, novas regras em matéria de transparência salarial. Em causa está a diretiva, que deverá ser aplicada pelos estados-membros até 7 de junho de 2026.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.