No seu discurso de tomada de posse, o mais jovem presidente francês, com 39 anos, disse que a União Europeia será “refundada e relançada”. A mensagem foi deixada na véspera da sua primeira viagem a Berlim como chefe de Estado, onde se encontrará com a chanceler alemã Angela Merkel.
“Precisamos de uma política europeia mais eficiente, mais democrática, porque é o instrumento do nosso poder e nossa soberania. Eu vou trabalhar para isso”, disse o novo chefe de Estado no salão do Eliseu.
O presidente francês fechou o seu discurso afirmando que “nada vai enfraquecer” a sua determinação. “Nada me vai fazer desistir de defender a qualquer momento e em qualquer lugar os interesses de França”, garantiu Emmanuel Macron
“O mundo e a Europa precisam de uma França forte e segura. Precisam de uma França que saiba como inventar o futuro”, disse ainda o novo presidente francês.
Macron foi eleito há uma semana com 66,1% dos votos, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, que obteve 33,9%. O novo presidente deverá indicar o seu primeiro-ministro no início da semana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com