Madeira: Carlos Pereira diz que há falha de regulação e de iniciativa política nos Portos

“Não me parece existirem muitas dúvidas de que quando uma entidade detém a operação portuária e a maior parte dos navios que transportam, tendencialmente há um comportamento colusivo e de dominância sobre o mercado, e isto merece e exige uma intervenção”, defendeu.

O deputado do Partido Socialista-Madeira à Assembleia da República Carlos Pereira voltou esta terça-feira a focar as suas atenções na necessidade de resolver o problema da cartelização no custo dos transportes marítimos de mercadorias para a Região.

Depois de, em sede de audição parlamentar, já ter interpelado a Autoridade da Mobilidade e Transportes, desta feita o deputado madeirense questionou a Autoridade da Concorrência sobre este problema, para o qual já havia alertado antes da crise sanitária, mas cuja solução continua a ser necessária.

“O que se passa nos transportes marítimos da Madeira é conhecido há muito tempo. Há um comportamento colusivo que decorre da circunstância de haver uma entidade que tem uma posição francamente dominante, já que, além de deter a operação portuária, detém também a maior parte dos navios que transportam para a Região”, salientou.

Desta forma, o deputado questionou se há alguma investigação em curso ou algo no plano de atividades da Autoridade da Concorrência que possa, de alguma forma, explorar melhor este tema e encontrar uma solução.

“É absolutamente essencial que se encontre uma solução. Há, de facto, uma falha de regulação nesta matéria”, frisou o parlamentar.

O socialista lembrou que este assunto já é antigo e que merece uma investigação profunda dos reguladores (tanto do regulador setorial, como do regulador da concorrência).

“Não me parece existirem muitas dúvidas de que quando uma entidade detém a operação portuária e a maior parte dos navios que transportam, tendencialmente há um comportamento colusivo e de dominância sobre o mercado, e isto merece e exige uma intervenção”, defendeu Carlos Pereira.

Ler mais
Recomendadas

Restaurante Galáxia SkyFood apresenta nova carta

O restaurante abriu com uma carta simples e segura, mas durante a paragem provocada pela pandemia os chefs decidiram inovar e criar uma nova carta, que, no entanto, mantém alguns pratos da carta antiga.

Covid-19: Madeira mantém 23 casos ativos

“Durante o dia de hoje, foram identificadas mais três situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde”, refere o boletim epidemiológico do IASAÚDE, acrescentando tratarem-se de “viajantes identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio da covid-19 do Aeroporto da Madeira”

Câmara do Funchal investe 24 mil euros na requalificação da Escola Visconde Cagongo

Estas são obras executadas exclusivamente com meios internos da Autarquia e visam a substituição do pavimento da entrada da escola de pedra rolada para betonilha, de forma a tornar o piso mais seguro, já que em dias de chuva ficava muito escorregadio
Comentários