A Região Autónoma da Madeira está a fazer um investimento de 70 milhões de euros numa estrutura de armazenamento e produção de energia elétrica, com o objetivo de até 2025 ter capacidade instalada para produzir 50% de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
“A Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) está de parabéns, porque este é um dos projetos mais inovadores desenvolvidos na Europa e no nosso país, é uma das maiores obras que foram realizadas no campo a hidráulica em Portugal”, disse o chefe do executivo insular, Miguel Albuquerque, referindo-se ao Sistema de Aproveitamento Hidroelétrico Dr. Rui Rebelo, localizado no Paul da Serra, concelho da Calheta, zona oeste da ilha da Madeira.
Albuquerque visitou hoje a infraestrutura, que representou um investimento de 70 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
O Sistema Aproveitamento Hidroelétrico Dr. Rui Rebelo consiste numa estrutura de armazenamento e produção de energia elétrica, através da ampliação e transformação do aproveitamento hidroelétrico da Calheta num sistema reversível, que inclui a produção de energia elétrica, a captação, o armazenamento e a bombagem de água.
O sistema, instalado a 1.300 metros de atitude, canaliza água para produção de energia elétrica, rega e abastecimento púbico, e funciona também como ponto de abastecimento para helicópteros de combate a incêndios.
“Esta é uma das principais obras do nosso mandato”, afirmou Miguel Albuquerque, sublinhando que o objetivo é a Madeira dispor, até 2025, de capacidade instalada para produzir 50% de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com