[weglot_switcher]

Madeira: eurodeputada do PS critica falta de transparência nos contratos com farmacêuticas para a vacina contra covid-19

A eurodeputada Sara Cerdas pediu ainda um ponto de situação sobre a capacidade de produção da vacina na União Europeia e sugeriu a criação de um dashboard europeu de monitorização do processo de distribuição de vacinas.
22 Janeiro 2021, 15h59

A eurodeputada madeirense eleita pelo PS, Sara Cerdas, criticou a falta de transparência na consulta dos contratos estabelecidos com as farmacêuticas para as vacinas contra a covid-19, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu. A socialista pediu ainda um ponto de situação sobre a capacidade de produção da vacina na União Europeia e sugeriu a criação de um dashboard europeu de monitorização do processo de distribuição de vacinas.

A eurodeputada, na semana passada, após se ter dirigido ao edifício da Comissão Europeia para consultar, de forma confidencial, o contrato de compra antecipada de vacinas COVID-19 entre a Comissão Europeia e a empresa farmacêutica CureVac, “encontrou rasuradas informações que considera importantes e que colocam em causa a transparência do processo. Ainda não foi disponibilizado, por parte da Comissão Europeia, acesso aos restantes contratos já estabelecidos”.

Sara Cerdas disse ainda que o aumento da produção da vacinação deveria “ter sido acautelado para as vacinas contratualizadas”, depois da presidente da comissão europeia, Ursula Von der Leyen, ter admitido atrasos na distribuição da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19.

Para a eurodeputada socialista o atraso na vacinação coloca a vida dos cidadãos em maior risco.

A socialista sugeriu ainda a criação de “um dashboard europeu acessível a todos, que permitisse monitorizar o processo de distribuição das vacinas, permitindo a todos os cidadãos ter acesso a informação sobre como progride o processo de vacinação na União Europeia, “permitindo detetar lacunas mais rapidamente, se fosse o caso e agir de acordo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.