A Iniciativa Liberal Madeira (IL), liderada por Nuno Morna, desmentiu o secretário-geral do Juntos pelo Povo (JPP), Élvio Sousa, que afirmou que o JPP entrou em contacto com a Iniciativa Liberal para discutir uma solução governativa para a Região Autónoma da Madeira.
“Deve andar confuso, pois esse contacto simplesmente nunca existiu. Estes “enganos” de Élvio Sousa traem a confiança de quem nele votou. Denota falta de integridade, visão para o futuro e a mínima vontade de promover uma verdadeira mudança”, disse a Iniciativa Liberal.
A força partidária desafiou Élvio Sousa a dizer quando é que “o JPP contactou a Iniciativa Liberal? A que horas? Quem foi contactado? De que constou a conversa?”.
Para a IL esta postura do JPP “desrespeita os eleitores” e “mina a credibilidade” de todo o processo político.
“Vir relatar o que não aconteceu, para além de revelar uma grande imaginação, encarna tudo o que há de errado na política: a falta de transparência, a ausência de princípios, a manipulação da verdade e uma vaidade inqualificável”, disse a força partidária.
“Os madeirenses merecem mais do que estas fantasias. Exigem transparência, honestidade e compromisso com a verdade. A cada mentira, a confiança do povo é corroída, e a democracia enfraquecida. Não é apenas uma questão de falta de carácter, é uma questão de desrespeito total pelos princípios democráticos”, acrescentou a IL.
A Iniciativa Liberal considerou que a Madeira precisa de líderes que “digam a verdade, que olhem para o futuro com clareza e que estejam comprometidos com a mudança e o desenvolvimento”, acrescentando que a política “tem de deixar de ser este jogo de mentiras e manipulações”, e que é hora de “exigir responsabilidade e verdade de quem pretende governar”.
Um dia depois das eleições regionais de 26 de maio o PS e JPP apresentaram uma solução de governo, que excluía o PSD. PS e JPP somavam 20 deputados contra os 19 do PSD. PS e JPP desafiaram os outros partidos a se juntarem a esta solução de modo a que o PSD não governasse a Região Autónoma.
O Representante da República, Ireneu Barreto, acabou por indigitar o líder do PSD, Miguel Albuquerque, para formar governar referindo que existiam condições para ter o Programa de Governo aprovado pelo parlamento regional e considerou que a solução apresentada pelo PS e JPP não tinha chance de sucesso.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com