[weglot_switcher]

Madeira lança campanha de prevenção contra incêndios

A campanha tem como tema “Uma floresta segura, depende de todos nós”, e decorre entre 1 de junho e 31 de outubro.
29 Maio 2019, 16h01

A Madeira lançou uma campanha de prevenção contra incêndios, sob o tema “Uma floresta segura, depende de todos nós!”, que vai decorrer entre 1 de junho e 31 de outubro. A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, apelou à população para cumprir orientações para evitar fogos florestais e preservar a natureza da região. O objetivo da campanha passa ainda por sensibilizar e educar para a prevenção a incêndios.

“Não atirem cigarros para a floresta; não realizem queimadas até 31 de outubro, porque não estão autorizadas; não façam fogueiras; não façam churrascos fora dos locais próprios e apaguem completamente as brasas; não deitem lixo na floresta, porque acumula combustível e as garrafas de vidro podem provocar incêndios; e não utilizem máquinas que possam provocar faísca durante os períodos secos e quentes”, foram algumas das indicações deixadas pela governante na apresentação desta campanha de prevenção a incêndios.

De referir que o executivo madeirense aprovou, em conselho de governo, a 9 de maio, o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais (POCIF) 2019.

O plano vai estar em vigor entre 15 de junho e 15 de outubro de 2019, com um dispositivo de intervenção permanente, podendo vir a ser reforçado. O prazo pode ser prolongado ou antecipado caso se justifique.

O plano operacional contará, pelo segundo ano consecutivo, com a utilização do meio aéreo, designadamente um helicóptero de ataque inicial e a respetiva equipa.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/protecao-civil/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”500″ slug=”protecao-civil” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/protecao-civil/thumbnail?version=1525797290365&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.