O PAN considerou que, apesar de necessária, a requalificação da baixa da cidade de Câmara de Lobos revelou-se “insuficientemente planeada, colocando em risco a segurança dos cidadãos ao dificultar a operação rápida e eficaz de ambulâncias e outros veículos de emergência”.
A força partidária salientou que, desde fevereiro, a oposição na Assembleia Municipal de Câmara de Lobos já havia destacado a “falta de soluções adequadas” para o estacionamento e o estreitamento das vias no centro da cidade, referindo que o atual presidente da autarquia justificou estas intervenções, afirmando que “não houve um estrangulamento das vias, houve foi alargamento dos passeios, porque existem duas soluções, ou se faz uma transição da cidade para ter pessoas ou se faz uma transição para ter carro”.
Para o PAN, esta é uma “justificação inadequada e, na prática, contraproducente”, e acrescentou que a colocação de estruturas metálicas, conhecidas como ‘pegões’, e o estreitamento das vias, particularmente na Rua Padre Eduardo Clemente Mendes Pereira, “tornaram a circulação de veículos de emergência extremamente difícil, especialmente em momentos de maior tráfego”.
A força partidária salientou que recebeu recentemente um vídeo de um cidadão que evidencia uma ambulância presa no trânsito, mesmo com sinais luminosos e sonoros ativados, uma situação que, anteriormente, “seria menos provável”, reforça o PAN.
“É inadmissível que a segurança das pessoas seja comprometida por uma falta de planeamento urbano adequado. O PAN Madeira apela à remoção imediata dos pegões e à revisão urgente das atuais condições de circulação no centro de Câmara de Lobos. A prioridade deve ser o bem-estar da população e a eficiência no socorro em situações de emergência”, disse o membro do PAN Madeira, Vítor Gomes.
O PAN diz ainda que existe uma “crescente falta” de estacionamento, particularmente na Rua São João de Deus, que se encontra” sobrecarregada por veículos mal estacionados, incluindo viaturas de rent-a-car, o que agrava ainda mais a dificuldade de circulação dos meios de socorro”.
A força partidária exige que a autarquia de Câmara de Lobos tome “medidas imediatas” para resolver estes problemas e garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos e cidadãs.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com