[weglot_switcher]

Madeira pede apoio extraordinário de 300 milhões de euros ao Estado

A Madeira pediu também ao Estado uma autorização para endividamento líquido adicional de 100 milhões de euros e uma moratória para capital e juros sobre o Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF) que beneficiariam a região em 96 milhões de euros até janeiro de 2021.
26 Março 2020, 11h02

A Madeira pediu ao Estado que crie uma linha específica para a Madeira no valor de 300 milhões de euros. Foi requerida ainda uma autorização para endividamento líquido adicional de 100 milhões de euros. A isto juntam-se mais medidas que visam suportar os cidadãos e empresas da região de modo a fazer o relançamento da economia dentro de três meses e minimizar os efeitos causados pelo coronavírus Covid-19, de acordo com Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional.

Para além da linha de crédito de 300 milhões de euros, e dos 100 milhões de euros adicionais de endividamento, a região também apelou ao Estado que os 75 milhões de euros, que já têm o aval do Estado, e que estão incluídos no Orçamento, pudessem linha ser utilizados pela saúde e pelas empresas. Este apelo por enquanto ainda não teve resposta, disse o governante.

O Governo da Madeira pediu ainda uma moratória para capital e juros que incida sobre o Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF). “A linha de apoio beneficiaria a Madeira em 48 milhões de euros em julho e mais 48 milhões em janeiro de 2021, entre capital e juros”, explicou o governante.

Pedro Calado confirmou que têm existido contactos frequentes entre a vice-presidência do Governo Regional da Madeira com o Ministério das Finanças e o secretário de Estado das Finanças, e também entre o presidente do Governo Regional, representante da República, primeiro-ministro e presidente da República.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-fora-da-china/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1168″ slug=”coronavirus-fora-da-china” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-fora-da-china/thumbnail?version=1585140607649&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.