Madeira quer receber reunião política durante Presidência portuguesa do Conselho da UE

O objetivo, de acordo com o governante, é perspetivar em termos globais e europeus a importância das Regiões Ultraperiféricas (RUP) na afirmação da UE enquanto poder mundial.

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta quarta-feira que transmitiu à Presidente da Comissão, aquando do Conselho de Estado, que seria importante que se realizassem eventos durante a Presidência da União Europeia quer na Madeira quer nos Açores.

O objetivo, de acordo com o governante, é perspetivar em termos globais e europeus a importância das Regiões Ultraperiféricas (RUP) na afirmação da UE enquanto poder mundial.

“Hoje em dia a UE tem uma dimensão continental sobretudo devido ao peso da grande potência europeia que é a Alemanha, mas com a saída do Reino Unido é muito importante, por razões de afirmação da UE no mundo, sublinhar a importância que as RUP, a Madeira, os Açores, as Canárias e as outras ilhas, têm na afirmação da UE no mundo, por isso fiz esse apelo”, sublinhou.

Miguel Albuquerque realçou que houve uma boa recetividade por parte da Presidente a esta ideia, “que percebeu exatamente o que é que eu quis dizer”. “Às vezes uns fulanos no Governo nacional têm dificuldade em perceber o que é geopolítica, mas eu acho que a Presidente da Comissão Europeia e UE tem de perceber”, reforçou.

 

Recomendadas

Saiba como escolher brinquedos com segurança

Opte por brinquedos com informações, avisos de segurança e instruções de utilização em português. Aliás, é obrigatório que toda a rotulagem esteja na nossa língua.

JP Madeira pede mais apoio às forças de segurança

A Juventude Popular da Madeira diz que tratamento das forças de segurança, pelo Governo da República, durante a pandemia, tem sido “irresponsável e insensato, colocando os elementos sobre stress e comprometendo a segurança nacional”.

Madeira: eurodeputada do PS saúda manutenção de verbas do POSEI

As dotações do POSEI, Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas RUP, mantêm-se.
Comentários