[weglot_switcher]

Madeira recebeu sete mega-iates de luxo no fim-de-semana

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) refere que este número sublinha a “capacidade de resposta e qualidade dos serviços prestados” pela APRAM a este tipo de mercado “bastante exigente e exclusivo”.
18 Maio 2025, 15h16

O Porto do Funchal recebeu este fim-de-semana a escala de sete mega-iates de luxo.

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) refere que este número sublinha a “capacidade de resposta e qualidade dos serviços prestados” pela APRAM a este tipo de mercado “bastante exigente e exclusivo”.

A presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, referiu que a “crescente procura” do Porto do Funchal por parte de mega-iates de luxo “confirma o posicionamento estratégico” da Madeira no Atlântico e a “qualidade dos nossos serviços portuários”.

Paula Cabaço salientou também a aposta que tem sido efetuada no “reforço da capacidade de resposta às exigências deste segmento exclusivo”, que “procura um acolhimento profissional, seguro e eficiente”.

A presidente da APRAM acrescentou que se trata de “um sinal claro de confiança, que valoriza a imagem da Região e contribui para dinamizar a economia da Região”.

A responsável pelos portos da Madeira referiu que está é “uma opção estratégica” da Secretaria Regional da Economia, que tutela os portos madeirenses, para o crescimento do porto do Funchal, “tanto no turismo de recreio como nas escalas para abastecimento de grandes iates”.

Na sexta-feira chegaram os quatro primeiros iates. “Primeiro, o Hemisphere que entrou no porto pelas 8h45 proveniente de Antígua. Com o britânico Gavin Bladen como capitão e sete tripulantes a bordo, vai permanecer no Funchal até domingo, seguindo às 08h00 para Gibraltar”, descreve a APRAM.

Esta embarcação é agenciada pela Funchal Marítima, “a mesma agência de navegação responsável pela escala do Naema que chegou sexta-feira ao Porto do Funchal pelas 10h00, vindo de Cadiz. Com 10 tripulantes e o alemão Frorian Franke, ao leme, o mega-iate tem programada uma escala de 70 horas, com partida prevista para as 08h00 da próxima segunda-feira, em direção a Hamilton”.

Na sexta-feira chegaram ainda o Berilda (às 12h45) e o BoardWalk (às 13h00). “O primeiro, com uma dezena de tripulantes e o norte americano Joe Gallegos como capitão, é agenciado pela JFM Shipping, e chegou de Saint George, prosseguindo viagem segunda-feira, às 12h00, para Amesterdão. Já o Boardwalk, com 13 tripulantes, agenciado pela Transinsular, chegou de Fort Lauderdele, e partiu no mesmo dia para Gibraltar. Hammond Oldham, dos Estados Unidos, é o capitão”, salientou a administração da APRAM.

“No sábado, juntou-se o Avanti que tem Stephen Burhe, norte-americano, ao leme. Navega com 14 tripulantes e tem a chegada prevista para as 17h00, proveniente de San Juan, partindo duas horas depois, às 19h00. É também agenciado pela Transinsular”, refere a APRAM.

“No domingo, chegou a vez do Silver Shalis (às 08h00) e do Pamela V (às 09h00) visitarem a Madeira. Ambos agenciados pela Funchal Marítima. O Silver Shalis é capitaneado pelo norte-americano Michael Sento e viaja com 12 tripulantes. Chega de Tortola e tem a saída prevista para terça-feira, às 08h00, para Gibraltar. O mesmo destino do Pamela V, que chegou de Nassau, com sete tripulantes e o croata Ante Lovrovic ao leme. Dois dias, é o primeiro a partir, com a saída programada para segunda-feira às 11h30”, diz a APRAM.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.