Madeira: Sindicato dos professores espera que aumento do orçamento da Educação seja para contratar docentes e regularizar precários

O sindicato diz que é preciso resolver urgentemente o “grave problema” dos docentes que ficaram impedidos de progredir para o 6.º escalão, e alertou para a “escassa verba disponível” para investimento em materiais e serviços imprescindíveis ao normal funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino.

Doutor Finanças

O Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) analisou a proposta de Orçamento Regional, para a educação. Face ao aumento orçamental previsto para o setor a estrutura sindical espera que o reforço seja para contratação e regularização de docentes precários e também para rejuvenescer o corpo docente.

A estrutura sindical alertou ainda é preciso resolver urgentemente o “grave problema” dos docentes que ficaram impedidos de progredir para o 6.º escalão, e deixou responsabilidades ao poder político por “irresponsavelmente” não ter regulado a prova de acesso destes docentes ao 6.º escalão, como estava obrigado.

O SPM recorda ainda que apesar de existir descongelamento e recuperação do tempo de serviço dos doentes, a maioria dos professores  “continua com salários reais inferiores” aos de janeiro de 2011, lembrando que a recuperação dos anos de serviços não traz nada aos docentes, para além do seu reposicionamento na carreira que já vem com pelo menos “sete anos de atraso e sem quaisquer efeitos remuneratórios retroativos”.

O sindicato expressou preocupação com a “escassa verba disponível” para investimento em materiais e serviços imprescindíveis ao normal funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino.

Recomendadas

Novo líder do PS/Madeira diz que vai estar “sempre contra” o centralismo do Estado

Paulo Cafôfo, afirmou que vai estar “sempre contra” o centralismo do Estado e garantiu que o seu projeto político assenta na transparência democrática.

Mais de 100 mil testes à Covid-19 processados no laboratório do SESARAM

Desde o dia 29 de fevereiro de 2020, o Laboratório do Serviço de Patologia Clínica do SESARAM realiza o processamento de testes PCR à Covid-19 na Região Autónoma da Madeira.

Congresso dos Socialistas Madeirenses hoje e amanhã consagra Paulo Cafôfo novo líder do partido

No domingo vai haver a votação para os órgãos regionais do PS-Madeira e uma sessão de encerramento marcada para as 12h30.
Comentários