Madeira tem mais oito casos positivos e cinco recuperados de Covid-19

A Madeira tem 73 casos ativos de coronavírus, 17 são importados e 56 de transmissão local.

A Madeira confirmou mais oito casos positivos de Covid-19, elevando total para 11.895, e mais cinco recuperados, que totalizam 11.746. Casos ativos passaram de 70 para 73, indicam os dados da Direção Regional de Saúde (DRS).

Dos novos casos confirmados de coronavírus três são importados (dois tiveram proveniência da Ucrânia e um da Polónia) e cinco são de transmissão local.

Dos casos ativos 17 são importados e 56 de transmissão local. 13 pessoas estão em isolamento em unidade hoteleira, 51 no alojamento, e nove estão hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (nove em Unidades Polivalentes).

Existem 72 situações em estudo pelas autoridades de saúde, “estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da região autónoma”, diz a DRS.

Em vigilância ativa devido a contactos com casos positivos estão 240 pessoas, e 37.657 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

A operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da região já realizou 316.283 testes à Covid-19, e o laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM já processou 659.064 testes ao coronavírus.

Já foram realizados 350.900 testes rápidos de antigénio, sendo que 276.689 foram no âmbito da operação de testagem massiva da população.

A Linha SRS24 (800 24 24 20) já recebeu 65.577 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direção Regional da Saúde (291 212 399) já realizou 3.901 atendimentos.

Recomendadas

Marques Mendes: “Comissão Técnica vai dar parecer positivo à vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos”

“A Comissão Técnica de Vacinação esteve reunida esta tarde e nas próximas horas será conhecida a sua posição. A recomendação global é para que avance a vacinação das crianças destas idades com uma dose mais pequena, uma dose pediátrica”, realçou o comentador.

DGS recomenda uso de máscaras em bares e discotecas sempre que possível

Em resposta a uma pergunta enviada pela Agência Lusa, a DGS esclareceu que na orientação que define as regras aplicáveis a bares e discotecas, apenas prevê a utilização obrigatória de máscara pelos respetivos trabalhadores, mas “recomenda a utilização de máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica na comunidade, em todos os espaços interiores, sempre que possível (designadamente, no caso concreto, quando os respetivos utilizadores não se encontrem a dançar ou a beber)”.

Covid-19: Madeira prevê começar a vacinar crianças no próximo dia 14

“As vacinas [destinadas a vacinar crianças] chegam a 13 de dezembro, uma semana antes do previsto”, disse Pedro Ramos em conferência de imprensa destinada a fazer o balanço da situação epidemiológica da covid-19 na Madeira.
Comentários