[weglot_switcher]

Madrid prepara-se para as eleições regionais mais nacionais de sempre

A candidata do PP deverá manter-se na liderança do município no final de umas eleições que prometem ter fortes repercussões no todo nacional. Aliás, os líderes nacionais convergiram todos para Madrid durante o fim-de-semana.
  • Madrid, Espanha
4 Maio 2021, 07h30

Isabel Díaz Ayuso, candidata do PP às eleições regionais desta terça-feira, 4 de maio, deixou claro, desde o dia em que convocou eleições antecipadas, que “o problema de Madrid é Pedro Sánchez”, o socialista que lidera o executivo – colocando assim uma tónica nacional no confronto da capital do país.

Aparentemente, terá feito bem: todas as sondagens lhe dão inevitavelmente a vitória – mas, em princípio, não com maioria absoluta: a popular terá de se valer de uma pré-anunciada aliança com a extrema-direita do Vox para formar um governo estável. Para trás ficou há muito a candidatura socialista, liderada por Ángel Gabilondo, que Sánchez tentou ajudar durante o fim de semana de encerramento da campanha eleitoral: o chefe do governo, que se tinha eclipsado de Madrid, regressou à capital para uma última tentativa de dar força ao seu candidato.

Desta vez, Pedro Sánchez não deu palco à sua adversária: segundo a comunicação social espanhola, o chefe do governo esteve num comício do partido mas, na sua intervenção não citou uma única vez o nome da candidata do PP. Mesmo assim, referiu-se a uma eventual aliança entre o PP e o Voz, que Ayuso havia dias antes afirmado como não sendo “o fim do mundo”. Sánchez respondeu afirmando que “O fim do mundo não será, mas o começo do fim de uma democracia vigorosa”. Os socialistas encerraram a sua campanha em Entrevías, o bairro mais pobre da capital, com o tom dos discursos a advertir contra o perigo “do ódio e da intolerância” da direita.

Pablo Iglesias, líder do Unidas Podemos – que arrisca uma derrota histórica em Madrid – concentrou os seus discursos do fim de semana na necessidade de a esquerda não se abster de ir votar, dando assim mais força a um bloco ideológico que fica sistematicamente fora das vitórias em Madrid.

Pablo Casado, líder do PP, esteve junto de Ayuso durante o fim de semana, depois de uma participação muito discreta na campanha. O líder do PP busca em Madrid um trampolim para o resto da Espanha e deixou isso bem claro: “Da Puerta del Sol ao palácio de La Moncloa”.

Já o movimento Más Madrid ficou no centro da cidade, na Cuesta de Moyano, junto das antigas instalações dos livreiros da cidade, com a sua candidata, Mónica García, a fazer questão de fechar a campanha com um discurso que fugiu dos registos tradicionais e que teve na liberdade a sua força motriz.

A Vox voltou para onde costuma encerrar a campanha e dar uma demonstração de força: reuniu cerca de cinco mil pessoas na Plaza de Colón e o seu líder, Santiago Abascal, reservou a mensagem final, proferida após a intervenção do seu candidato, Rocío Monasterio, contra a esquerda, mas também contra Pablo Casado, a quem chamou “o cata-vento azul” – posição que fez os analistas lançarem-se numa verdadeira corrida à sua interpretação. Grosso modo, esta segue no sentido de dar a entender que Ayuso é a líder popular que o Vox reconhece como a mais fiável e capaz de fazer a ponte com a extrema-direita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.