[weglot_switcher]

Maior cliente da Spinumviva é também um dos maiores financiadores do PSD

A gasolineira propriedade do pai do candidato do PSD a Braga chegou a representar metade da faturação da Spinumviva quando foi gerida por Luís Montenegro. Agora sabe-se que é também uma das principais financiadoras do PSD.
11 Abril 2025, 07h48

A gasolineira Joaquim Barros Rodrigues & Filhos, que representou metade da faturação da Spinumviva enquanto foi gerida por Luís Montenegro, está também entre os maiores financiadores do PSD, de acordo com informação avançada pelo “Expresso” esta sexta-feira. De acordo com as contas do jornal, esta gasolineira já terá financiado o PSD com mais de 27 mil euros desde 2021.

De acordo com a informação que consta na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o “Expresso” apurou que João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga e filho do dono da gasolineira (agora candidato à autarquia) fez quatro donativos ao PSD: dois mil euros em 2018, 1.500 euros em 2019 e 2021 e 2.500 euros no verão de 2022.

A esposa de João Rodrigues e colaboradora da Spinumviva, Inês Patrícia Varajão Borges, fez um donativo de mil euros ao qual se juntou um donativo de 10 mil euros por parte de Jorge Barros Rodrigues, dono da gasolineira. Além destes donativos, foram ainda encontrados outras contribuições por parte de outros elementos da mesma família.

Era um dos “clientes-mistério” de Luís Montenegro (como lhe chamou Pedro Nuno Santos) cuja identidade continuava por conhecer. Luís Montenegro já se tinha referido a este negócio durante o debate da moção de censura. Sem revelar de quem era numa primeira fase, o primeiro-ministro revelou que um dos clientes era uma empresa familiar de comércio de combustíveis, responsável por metade da faturação em 2022.

A gasolineira pertence ao pai de João Rodrigues, candidato do PSD a Braga, e pagou mais de 194 mil euros à Spinumviva, empresa familiar que foi gerida pelo atual primeiro-ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.