Já estão em funcionamento no Parque eólico de Alta da Coutada mais seis aerogeradores de última geração que deverão aumentar em 12% a produção anual do complexo eólico da EDP Renováveis (EDPR) na Serra da Padrela, nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, no distrito de Vila Real.
Em comunicado a EDP Renováveis diz que estima que o parque passe a produzir mais de 420 GWh (gigawatts/hora) de energia renovável por ano, o suficiente para fornecer cerca de 130 mil casas com eletricidade produzida sem emissões de carbono.
“As turbinas agora adicionadas produzirão o equivalente às necessidades de 15 mil casas médias. A cada ano, o projeto deverá evitar a emissão de 170 mil toneladas de CO2 para a atmosfera”, garante a empresa.
O parque, que entrou em operação em 2010, contava com 72 aerogeradores e 165,6 MW de capacidade instalada, e era já um dos maiores a operar em Portugal. “Com o sobreequipamento agora realizado, entram em funcionamento mais seis máquinas com capacidade extra total de 21,6 MW, dando um contributo adicional à produção renovável naquele local e à transição energética do país”, destaca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com