Uns nasceram em fortunas, outros tiveram de as construir. A revista Forbes Portugal voltou a contabilizar os 50 mais ricos de Portugal, onde há fortunas que ultrapassam os três mil milhões de euros e outras que passam em pouco os 300 milhões. Afinal de contas, quem são os milionários de Portugal e o que fazem?
Primeiro, vamos a contas. Este ano, o património das 50 maiores fortunas somam 45,8 mil milhões de euros, um incremento de quase seis mil milhões de euros em relação aos 40 mil milhões da lista do ano passado. Em conjunto, estas 50 fortunas representam 17% do PIB português de 2023, que se fixou em 267,3 mil milhões de euros. Contas feitas às 10 maiores fortunas, é possível perceber que estas agregam 9% da riqueza nacional produzida no ano passado, com um valor total de 24,17 mil milhões de euros.
Em primeiro lugar da lista encontra-se, tal como nos últimos anos, a família Amorim. Fernanda, Paula, Marta e Luísa somam um total de 5,4 mil milhões de euros com as suas empresas, entre as quais o grupo Galp, Corticeira Amorim, Banco Luso-Brasileiro, Amorim Luxury, vinhos e imobiliário. Este é um valor que compara com os 4,8 mil milhões atingidos no ano passado, representando então uma subida de 600 milhões, em grande parte ao forte desempenho das ações da Galp.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com