A mais de três meses das eleições legislativas, a nova sondagem revela que mais de metade dos portugueses quer que o Partido Socialista (PS) ganhe as eleições mas não rejeita o cenário de coligação a esquerda, uma repetição do acordo parlamentar que viabilizou o Governo nos últimos quatro anos.
Na sondagem da Pitagórica para o JN e a TSF divulgada esta quarta-feira, a esmagadora maioria dos portugueses (75%) não acredita que algum partido alcance a maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, contudo revela de forma muito clara, que a maioria dos inquiridos aponta António Costa como o grande vencedor das próximas eleições.
O cenário de coligação de Governo com outro partido é uma opção a considerar por 46% dos inquiridos, sendo que o Bloco de Esquerda (BE) de Catarina Martins está no topo das preferências para 43% dos inquiridos, seguida da CDU com 26%.
Já uma coligação dos socialistas com o PSD apenas seduz 17% dos portugueses, enquanto idêntica solução, com o CDS, é admitida para 8%. Igual adesão suscitaria uma coligação com o PAN, que depois das eleições europeias de 26 de Maio tem aparecido como hipótese.
É entre os eleitores socialistas que a coligação com os bloquistas tem mais expressão, 62%. Menos de metade dos votantes do PS (38%) admitem uma coligação com a CDU, 12% consideram tal opção com o PSD e o PAN é hipótese de sócio para 9%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com