Do lado da despesa, destaque para o aumento com as despesas com pessoal, fruto das negociações salariais com vários sectores da função pública ainda este ano, enquanto as despesas de capital disparam com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que entra agora na fase final.
A despesa corrente prevista no OE2025 cresce 5,2% em 2025, com a despesa total a avançar 6,6%. Em termos absolutos, tal corresponde a um aumento programado da despesa de 5,8 mil milhões de euros no próximo ano, contando já com uma série de medidas aprovadas pelo Parlamento e iniciativas da responsabilidade do Governo.
A subida da despesa já era expectável, dada a aprovação de medidas com impacto orçamental em 2025 ainda antes da apresentação da proposta de OE2025, ficando agora a saber-se que as despesas com pessoal crescem 5,6%, enquanto as prestações sociais sobem 4%, “refletindo nomeadamente a atualização regular das pensões, com um aumento estimado de cerca de 1600 milhões de euros (em termos brutos), bem como o reforço do complemento solidário para idosos”.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com