A AirHelp fez um balanço dos voos e dos passageiros aéreos durante os meses de Inverno. Assim, a organização especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, apresentou os dados referentes aos meses entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, em Portugal.
“Durante o Inverno, foram registados pouco mais de 51 mil voos (51.542) com partida de Portugal, o que significa que mais de sete milhões de pessoas (7.359.654) desfrutaram de uma viagem durante este período, quer por lazer – no Natal ou Passagem de Ano – quer por outras razões, como deslocações profissionais. Deste total, mais de dois milhões de pessoas sofreram perturbações nos seus voos originários de Portugal (2.572.868)”, refere a instituição.
Tendo em conta estes números, e de acordo com a análise da AirHelp, mais de um terço (35%) dos passageiros aéreos sofreram perturbações nos seus voos. Embora a maioria delas se refiram a atrasos entre 15 minutos e 2 horas – logo, sem direito a compensação financeira –, mais de 55 mil pessoas (55.325) viram o seu voo atrasar-se por mais de três horas e mais de 110 mil pessoas (111.466) viram a sua viagem ser cancelada, refere a AirHelp. Ora, isto significa que, com os dados recolhidos até à data, mais de 187 mil passageiros aéreos (187.851), que partiram a partir de aeroportos portugueses, têm direito a reclamar e exigir uma compensação financeira à sua companhia aérea.
Segundo a mesma análise, o mês mais conturbado para voar foi o mês de dezembro, “situação não surpreendente uma vez que várias companhias aéreas anunciaram greves durante este mês, como é o caso da TAP que levou a cabo uma greve nos dias 8 e 9 de dezembro, alterando os planos daqueles que tinham pensado em viajar no feriado da Imaculada Conceição, aproveitando um fim de semana prolongado”, refere a AirHelp.
Só no último mês de 2022, mais de 1,9 milhões passageiros voaram a partir de Portugal (1.974.695), sendo que 42,80% sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (845.201 pessoas).
Segundo a organização, durante a época de Inverno, os aeroportos portugueses que apresentaram mais problemas de pontualidade foram cinco aeroportos da Ilha dos Açores (Ponta Delgada, Corvo, Santa Cruz das Flores e Horta), o Aeroporto da Madeira e no topo da lista, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Em contrapartida, também é na Ilha dos Açores que encontramos os aeroportos mais pontuais: Vila do Porto, em Santa Maria; Lajes, na Terceira; São Jorge e Pico. O Aeroporto de Faro encabeça a lista de aeroportos mais pontuais nesta altura, seguido do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Em todos estes aeroportos, os voos on time foram superiores a 73% do seu total.
Rotas mais e menos afetadas
A rota mais comum a partir de Portugal é a rota Lisboa – Madrid, com quase 2.000 voos (2.020), que transportou quase 300.000 pessoas (290.616) durante o Inverno, avança a AirHelp.
Apesar de ser a rota mais comum, “encontra-se em segundo lugar quando falamos de passageiros afetados por perturbações nos voos: 93.000 passageiros contra 99.000 passageiros que sofreram perturbações quando se trata da rota Lisboa – Paris (Orly)”.
Em terceiro lugar, a rota Lisboa – Madeira apresenta cerca de 78.000 passageiros impactados por perturbações nos voos no referido período.
De novembro de 2022 a fevereiro de 2023, a rota mais afetada, com 56% dos voos com perturbações, foi a rota Lisboa – Genebra e a rota menos afetada foi Porto – Madrid, com apenas 10% dos voos com perturbações.
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