[weglot_switcher]

Mais de 29 mil pessoas exigem fim das restrições nos voos de Portugal para o Reino Unido

Um cidadão britânico, que costuma vir de férias a Portugal, considerou que a decisão do Governo de Boris Johnson não faz sentido devido aos números apresentados por Portugal, e exige a retirada do país da lista negra de Londres. Já um jornal publicado em inglês, sediado em Portugal, pede aos britânicos para escreverem aos deputados de Westminster a exigir o fim das restrições.
5 Agosto 2020, 18h25

Mais de 29 mil pessoas já assinaram a petição que exige ao Governo britânico o fim das restrições dos viajantes com origem em Portugal.

A petição dirigida ao executivo de Boris Johnson foi criada pelo cidadão britânico Charles Barrett que faz férias em Portugal há seis anos com a sua mulher e as suas filhas gémeas de 12 anos.

“Portugal e a suas pessoas precisam de turistas para viver e sobreviver através desta pandemia e os turistas precisam de Portugal pela sua segurança, belos resorts, pessoas amigáveis e férias baratas para recuperar e relaxar depois de um confinamento tão longo”, argumento o escocês que vive em Dunlop, na Escócia.

A petição já obteve o apoio do Portugal News, jornal em inglês publicado em Portugal dirigido a turistas do Reino Unido e a britânicos residentes no país.

“Lançámos esta campanha para aumentar a consciência sobre a situação em Portugal e dar argumentos lógicos sobre porque é que o Governo britânico deve mudar de opinião”, escreveu o Portugal News no lançamento da sua campanha a 21 de julho.

Além da petição, o jornal em inglês pede aos cidadãos britânicos para escreverem ao deputado que representa a sua área de residência a exigir o fim das restrições para Portugal.

“Isto está a ter um grande impacto no cidadãos britânicos que adoram visitar Portugal, os cidadãos britânicos que trabalham no setor português do turismo e os cidadãos portugueses que dependem da indústria do turismo”, segundo a carta modelo criada pelo Portugal News para enviar aos parlamentares britânicos.

“Por seu o meu deputado, eu quero que contacte o Governo a exigir a mudança do estatuto de Portugal para que não seja exigida uma quarentena de 14 dias ao regressar do país”, pode-se ler no documento.

“Uma boa gestão é ter um corredor entre os países que permite detetar [casos]. Empurrar turistas pelas traseiras através de Espanha não é fazer boa gestão e um fraco sistema de rastreio porque as pessoas vão continuar a visitar Portugal”, segundo o texto da petição.

Considerando que “esta é uma decisão puramente política” e que existe uma “dualidade de critérios”, a petição quer que os cidadão contactem Boris Johnson e Grant Shapps, ministro dos Transportes, a exigir a retirada de Portugal da lista negra.

A petição a exigir o fim das restrições aplicadas a Portugal pode ser assinada aqui.

Portugal está a negociar o fim da quarentena com o Reino Unido

No dia 3 de agosto, a secretária de Estado do Turismo de Portugal avançou que Portugal está em conversações com o Governo britânico para tentar convencer Londres a levantar as restrições aos viajantes com origem em Portugal.

“Temos estado em contacto com o Reino Unido, providenciando toda a informação requerida pelo Governo britânico”, disse a secretária de Estado do Turismo em entrevista à Bloomberg.

“Não temos certeza quando é que a decisão vai ser revista, mas não vamos retaliar”, assegurou Rita Marques.

O Reino Unido é o maior mercado emissor para Portugal, pesando 20% no total de turistas para o país. O turismo é um setor essencial para o país, sendo responsável por 15% da economia.

“Não acreditamos que a quarentena é a solução adequada. As pessoas devem ser testadas e se isso não for possível então deve cumprir as regras quando veem para Portugal”, afirmou.

“Acreditamos que agosto e setembro vão ser meses fortes, e vamos ver como corre em outubro e dezembro. A situação está sob controlo”, garantiu a governante.

A 24 de julho, o Governo português voltou a criticar o britânico por manter as restrições nos voos com origem em Portugal.

“O que combinei com o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico foi cumprido. Tivemos as reuniões indispensáveis, e trocamos a informação indispensável”, disse na altura o ministro dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

“A partir do momento em que as autoridades britânicas nos explicaram finalmente quais eram os cinco critérios que consideraram para as suas decisões, demonstramos que a situação epidemiológica portuguesa era muito positiva, designadamente: em relação à capacidade de testagem; quanto à taxa de letalidade; quanto ao índice de reprodução, o chamado R; quanto à capacidade de resposta do sistema de saúde; quanto ao numero de casos por 100 mil habitantes também demonstramos que esse numero de casos tem vindo a diminuir”, afirmou Augusto Santos Silva.

Portugal está a negociar o fim da quarentena com o Reino Unido

 

Portugal na lista negra britânica: Governo diz cumprir os cinco critérios e que decisão foi “sem fundamentação”

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.