[weglot_switcher]

Mais de 41 mil pessoas aderiram ao alargamento de beneficiários da ADSE

Durante audição na Assembleia da República, a ministra da Administração Pública também garantiu que o alargamento a mais sectores não está em cima da mesa e esclareceu que a ADSE não se vai transformar “num Sistema Nacional de Saúde 2”.
  • Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública
16 Março 2021, 17h08

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, anunciou, esta terça-feira, que até ao momento mais de 41 mil pessoas já aderiram ao alargamento da ADSE.

Durante audição com a comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, Alexandra Leitão referiu que “neste momento temos mais de 41 mil pessoas que já aderiram à ADSE”. “Este é um alargamento muito grande, vai continuar naturalmente a ter a mesma dinâmica”, assegurou a ministra.

Nesta matéria, Alexandra Leitão defende que “o ponto fundamental é monitorizar, acompanhar, fazer contas, fazer análise e portanto é preciso consolidar este alargamento e, depois de consolidado, então, não há processo liminarmente encerrados”. “O critério [para aceder à ADSE] é serem pessoas coletivas públicas e não serem sociedades anónimas ou sociedades por quotas”, lembrou.

Alexandra Leitão aproveitou a ocasião para explicar que a Administração Pública não pondera estender o acesso à ADSE a mais sectores. “Quaisquer alargamentos, que não estão em cima da mesa, pelo menos com este Governo terão sempre uma matriz que é a matriz da ADSE, um subsistema de saúde que surge num determinado momento histórico enquanto responsabilidade das entidades empregadoras públicas”. De recordar que a Administração Pública divulgou a lista final de beneficiários da ADSE a 5 de março.

A ministra de Estado e Administração Pública foi mais longe e garantiu que “transformar a ADSE numa espécie de Sistema Nacional de Saúde (SNS) 2 não vai acontecer com este Governo”. “Outros empregadores, a maior parte dos empregadores privados têm sistemas de segurança de saúde deles, o SAMS, seguros privados e também queremos generalizar esses? Porque só queremos generalizar a ADSE?”, questionou a governante.

Alexandra Leitão reforçou que a lógica da ADSE vai manter-se até “porque a responsabilidade do Estado para com os cidadãos é assegurada através do SNS e esse é o sistema que está em causa”.

Durante a sua intervenção, em resposta aos partidos políticos representados na Assembleia da República, a ministra da Administração Pública saudou ainda o desempenho do subsistema de saúde e referiu que a “ADSE tem feito um trabalho bom de melhoria da qualidade dos serviços prestados aos seus beneficiários e tem-no feito através da recuperação de faturas em atraso, através do encurtamento dos prazos de reembolso e através da celebração de convenções”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/adse-divulga-lista-final-do-alargamento-de-beneficiarios-709478

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.