[weglot_switcher]

Mais de metade do novo crédito à habitação contratado no BPI é a taxa fixa

“Aumentou significativamente a contratação de crédito com taxa fixa”, afirma o CEO do BPI na apresentação dos resultados trimestrais, representando mais de 50% dos novos empréstimos, face aos anteriores 30%.
5 Maio 2023, 13h44

A procura por crédito à habitação a taxa fixa está a crescer. João Pedro Oliveira e Costa, presidente executivo do BPI, revela que esta solução já representa mais de metade dos novos empréstimos para a compra de casa contratados na instituição financeira.

“Temos uma grande procura por taxa fixa”, tendo “aumentado significativamente a contratação de crédito com taxa fixa”, afirmou o banqueiro durante a conferência de imprensa de resultados referentes ao primeiro trimestre, quando o banco lucrou 85 milhões de euros.

“É importante os clientes terem essa opção”, referiu João Pedro Oliveira e Costa aos jornalistas, detalhando que “mais de 50% da nova contratação é taxa fixa”, quando antes era 30%. O banco revela estar a aplicar, em média, uma taxa de 4,15%, “muito próxima da taxa variável”.

A procura por crédito à habitação a taxa fixa aumenta numa altura em que as famílias tentam obter alguma previsibilidade nas despesas mensais perante a escalada das taxas Euribor.

Esta subida dos custos já está a ter impacto na contratação de empréstimos para a compra de casa. No caso do BPI, a contratação de crédito hipotecário diminui 20% no primeiro trimestre, face ao período homólogo, alcançando cerca de 600 milhões de euros no trimestre em análise.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.