[weglot_switcher]

Mais de mil bombas sem combustível no primeiro dia da crise energética

Segundo o site “Já não dá para abastecer”, no início da manhã deste sábado, havia 388 bombas sem gasolina e 704 sem gasóleo. Cerca de 85,3% dos postos de combustível ainda tem combustíveis.
  • greve_motoristas_gasolina_gasóleo_bomba_1
    José Coelho/Lusa
10 Agosto 2019, 10h26

O primeiro dia da crise energética começou com 1.092 postos de combustível sem gasolina ou gasóleo, num total de 2.989 bombas em todo o país. Segundo o site “Já não dá para abastecer”, no início da manhã deste sábado, havia 388 bombas sem gasolina e 704 sem gasóleo.

Ao todo, 85,3% dos postos de combustível ainda podiam prestar serviços aos utentes. As bombas que ainda podem fornecer todos os tipos de produtos são aquelas que se encontram localizadas mais próximas da fronteira com Espanha, apesar de o problema de falta de combustível acontecer em todo o território nacional.

Já os postos mais afetados são os que não integram a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), destinada a assegurar o abastecimento de combustível às entidades definidas como prioritárias e veículos equiparados. A REPA pode, no entanto, ter também postos de abastecimento não exclusivos, abertos também ao público em geral.

O Governo decretou esta sexta-feira crise energética. A declaração entrou em vigor a partir das 23h59 desta sexta-feira até às 23h59 de 21 de agosto em todo o território nacional. Com a declaração de crise energética, o Governo passa a dispor de  um amplo conjunto de poderes extraordinários para minorar os efeitos das perturbações no abastecimento energético.

Na prática, tal significa que o Governo pode limitar o abastecimento de combustíveis aos consumidores, podendo até impor a partilha dos recursos entre os operadores ao nível nacional. A lei permite ainda restringir o uso de veículos motorizados particulares através de proibições de ciculação, penalizar o uso de viaturas particulares em subocupação, reduzir os limites máximos de velocidade ou agravar as tarifas e os preços da energia.

Os limites de abastecimento anunciados são de 15 litros na rede prioritária e 25 litros nos restantes postos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.