Compra mais online, mas também reclama mais online. Pesquisa antes de comprar e a opinião de outros consumidores é a maior influência para a decisão de compra. Tecnologia e vestuário são as categorias onde mais compra online e paga sobretudo pelo método “Referência Multibanco”. Elege a reputação como principal indicador de confiança de uma marca e está mais empoderado.
É assim o perfil do consumidor atual, segundo revela um estudo realizado pelo Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado esta quarta-feira.
Num ano marcado pela inflação, o Portal da Queixa foi ouvir a sociedade de consumo para saber quais os novos comportamentos e hábitos de consumo dos consumidores portugueses e realizou o estudo ‘O Perfil do Consumidor Atual’.
As principais conclusões do estudo sugerem que o perfil do consumidor português está a mudar: é mais digital, exigente, atento (pesquisa antes de comprar) e valoriza a opinião de outros consumidores antes da decisão de compra. A reputação é o indicador que mais faz confiar numa marca.
O inquérito realizado permite aferir que: 91,4% dos consumidores já comprou online; 69,5% dos inquiridos afirma pesquisar sempre antes de comprar; 69,8% admite ter apresentado uma reclamação online; 84,9% dos consumidores escolhe a reputação como o principal indicador de confiança de uma marca, em vez da sua notoriedade (15,1%).
À questão sobre o que considera mais importante no momento da decisão de compra 63,9% respondeu: a opinião de outros consumidores; 59,5% afirma que é a reputação da marca e 52,3% diz que é o preço promocional.
Sobre o tipo de produtos e serviços que costuma comprar online, as respostas revelam que os consumidores compram mais: Tecnologia (61,1%); Vestuário (55%); Beleza e bem-estar (34,3%) e Viagens (37,9%).
No que se refere ao método de pagamento, os dados apurados indicam que a Referência MB ainda é o meio de pagamento preferencial dos consumidores (64,8%); segue-se o Cartão de Crédito (46,4%) e o MB WAY (37,4%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com