A unidade de Mangualde, distrito de Viseu, está entre as fábricas mais competitivas do grupo Stellantis a nível mundial, revelou hoje o CEO do produtor automóvel mundial.
“Em termos de competitividade e custo, está no top três mundial das 90 fábricas da Stellantis”, disse hoje o presidente-executivo do grupo automóvel.
Já o ministro da Economia deixou elogios à gestão de Carlos Tavares na liderança da Stellantis. “É um dos melhores gestores mundiais, um orgulho para o país e uma referência para as gerações mais novas”.
Pedro Reis considera que a fábrica da Stellantis em Mangualde “encarna tudo o que deve ser a economia portuguesa: construída em cima de talento, incorpora tecnologia, projetos assentam em I&D de ponta, criatividade dos quadros Stellantis, projeto virado para a exportação e internacionalização. Quando estamos virados para fora, estamos virados para o futuro, e asseguramos o presente”.
Por sua vez, o Presidente da República elogiou também Carlos Tavares. “É muito bom termos à frente de um dos grandes grupos deste sector no mundo um português. Somos dos melhores do mundo. Temos um exemplo”, recordando também figuras ilustres no “domínio desportivo, artístico, cultural, científico e até político, como na ONU [António Guterres], Conselho Europeu [António Costa] e até tivemos um presidente da Comissão Europeia [Durão Barroso]”.
“Temos concretamente um exemplo de alguém que é português e lidera um dos dois grandes grupos internacionais, num dos sectores mais competitivos que há na economia mundial”, afirmou.”O centro de produção de Mangualde, um dos três melhores do mundo, e aqui já não é mérito de Carlos Tavares, mas do diretor Cristiano Teixeira e dos trabalhadores”, acrescentou.
A Stellantis Mangualde, no distrito de Viseu, arrancou com a produção de oito automóveis 100% elétricos.
A unidade industrial torna-se assim na primeira fábrica em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria, com a saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem, anunciou hoje a multinacional sediada em Amesterdão.
Deste chão de fábrica vão sair oito modelos 100% elétricos nas versões de passageiros e comerciais ligeiros dos modelos: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e, tanto para o mercado nacional como para exportação.
Recorde-se que a primeira fábrica automóvel a produzir veículos 100% elétricos foi a Mitsubishi Fuso no Tramagal, distrito de Santarém, que produz camiões ligeiros de transporte de mercadorias.
A companhia liderada pelo português Carlos Tavares antecipou em um ano o arranque da produção, com a produção em série a arrancar durante o próximo mês de outubro.
A nova odisseia da Stellantis na fábrica inaugurada há 62 anos, contou com o “apoio do Governo” e com um investimento global de 119 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo a companhia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com