[weglot_switcher]

Autoagendamento das vacina da gripe e reforço Covid-19 começa hoje

A campanha de vacinação está a decorrer por ordem decrescente de idades. A terceira dose da vacina contra a Covid-19 já foi administrada a 123 mil pessoas. A da gripe chegou a 279 mil.
  • Paulo Cunha/Lusa
26 Outubro 2021, 07h30

A partir desta terça-feira, 26 de outubro, os cidadãos com mais de 80 anos que ainda não foram chamados para a vacinação podem fazer o autoagendamento para receberem a vacina contra a gripe e a dose de reforço contra a Covid-19.

Tal como na primeira fase, que ocorreu nos lares, os utentes vão ser convocados por SMS para a toma, em simultâneo, da vacina da gripe e da Covid-19 (ou apenas da vacina da gripe).

“Os utentes vão ser convocados através de SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para Covid-19)”, esclarece a nota divulgada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), divulgado este domingo. “O agendamento será automático. Poderá haver casos, porém, em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo”.

Segundo a nota, o ritmo de vacinação contra a gripe está dependente da entrega de vacinas e sujeita a ajustes de acordo com a disponibilidade. Contudo, a partir do início de novembro, prevê-se que o número de vacinas seja suficiente para acelerar o ritmo da vacinação.

Num balanço enviado este domingo pela DGS, sabe-se que já foram administradas 279 mil vacinas da gripe no país, numa altura em que 85,7% da população está imunizada contra a Covid-19. Cerca de 123 mil já tomaram dose de reforço contra o novo coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.