Manuais escolares: queixas subiram 317% em relação a 2017

O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal, registou entre o início de agosto e 6 de setembro deste ano um aumento de 317% do número de reclamações relativas aos manuais escolares, face ao período homólogo.

A uma semana do regresso às aulas as queixas relativas aos manuais escolares cresceram entre o início de agosto e 6 de setembro deste ano, 317% em relação ao último ano, segundo o ‘Portal das Queixas’. Ao Ministério da Educação e Ciência (MEC), entre julho e 6 de setembro de 2018, já chegaram ao ‘Portal da Queixa’ mais de 100 reclamações, uma subida de 100%, comparativamente com 2017. 

Um dos principais motivos da insatisfação dos consumidores está relacionado com a plataforma MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) lançada, este ano, pelo MEC. O principal motivo das reclamações contra esta plataforma está relacionado com problemas associados à emissão dos vouchers.

Há quem tenha feito o registo e não tenha recibo dos vouchers. Existem ainda casos em que os consumidores recebem o voucher e depois este é anulado. Além dos problemas associados aos vouchers, os consumidores deparam-se, também, com a impossibilidade de contacto para esclarecimentos e resolução dos seus problemas.

Recomendadas

Atenção, pais: Inscrições para o pré-escolar e ensino básico arrancam esta segunda-feira

O processo de matrículas e de renovações na rede de ensino público envolve perto de 1,3 milhões de alunos em Portugal.

Queda nas faturas de despesa com educação pode influenciar reembolso do IRS

As faturas com despesas de educação realizadas pelas famílias ao longo de 2018, e que são dedutíveis ao IRS que está agora a ser entregue, registaram uma descida de 34% e a queda poderá ter impacto no valor do reembolso.

Quiz: Consegue passar este teste feito para jovens de 13 anos?

Milhares de alunos entre os 13 e os 15 anos participaram pela segunda vez num questionário europeu sobre educação financeira. Chama-se “European Money Quiz” e testa, entre outras coisas, conhecimentos sobre finanças pessoais, matemática, economia e banca. A dupla vencedora acertou em  todas as 15 perguntas. E você?
Comentários