[weglot_switcher]

Marca Portugal vale mais de 190 mil milhões de euros, diz consultora

Num ranking de cem países, elaborado pela Brand Finance, a marca Portugal surge na posição 48, à frente de países como Egito, Peru, Hungria, Eslováquia, Luxemburgo e Grécia. Contudo, países como Roménia, África do Sul, Nova Zelândia, Cazaquistão, Irão, Vietname ou Qatar surgem à frente de Portugal.
15 Outubro 2019, 10h34

O valor da marca Portugal cresceu 3%, para 214 mil milhões de dólares (194 mil milhões de euros), e a força da marca obteve um total de 75 pontos em cem possíveis, de acordo com o ranking Nation Brands 2019 da consultora Brand Finance.

Num ranking de cem países, a marca Portugal surge na posição 48, à frente de países como Egito, Peru, Hungria, Eslováquia, Luxemburgo e Grécia. Contudo, países como Roménia, África do Sul, Nova Zelândia, Cazaquistão, Irão, Vietname ou Qatar surgem à frente de Portugal.

A principal conclusão deste ranking incide nas economias dos países em desenvolvimento, cujas marcas e respetiva força cresceram 30 vezes mais rápido desde 2018 do que as dos países desenvolvidos.

Ainda assim, observando o top10 deste ranking da Brand Finance apenas a Índia, um país em desenvolvimento, está entre os dez países cuja marca tem a avaliação mais elevada. Assim, e por ordem da primeira posição para a décima posição do ranking: EUA; China; Alemanha; Japão; Reino Unido; França; Índia; Canadá; Coreia do Sul e Itália.

De acordo com o comunicado enviado à redação, as marca dos países desenvolvidos estagnou. Apenas o Japão foi excepção ao ver a sua marca crescer 26%.

“Com o ocidente a viver uma crise real de liderança nos dois lados do Atlântico, os países em desenvolvimento avança. Mais ágeis e inovadores, marcas dos países africanos, do Médio Oriente, da Ásia e da América do Sul avançam a uma velocidade vertiginosa”, conclui o presidente executivo da Brand Finance, David Haigh.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.